Se você é um daqueles que curte a assistente virtual Alexa assim como eu, então você está no post certo. Certamente ter uma assistente virtual e não tirar o melhor proveito dela vai fazer com que ela seja apenas uma caixinha de som com comandos.
Desde que foi lançada, a assistente virtual criada pela gigante Amazon é a mais popular até o momento. Recheada de recursos nativos e de outros que podem ser expandidos através das chamadas skills, a Alexa tem hoje uma gama alta de funcionalidades que podem facilitar o seu dia a dia e fazer você se divertir muito.
É importante lembrar que a Alexa é a assistente virtual. Já os dispositivos inteligentes são os modelos Echodot e Echoshow, que são as caixinhas de som e os displays que funcionam com o serviço da assistente virtual. Você pode ver um pouco mais sobre esses modelos aqui.
Então, se você comprou um dispositivo Amazon com Alexa, saiba aqui por onde começar.
Instalando e configurando
Ligar sua assistente Alexa é uma tarefa muito simples. Primeiramente baixe o aplicativo Alexa na sua loja de aplicativos (disponível para Android e iOS). É necessário que você tenha uma rede wifi disponível não só para configurar, mas também para continuar usando seu dispositivo, já que toda a inteligência da assistente virtual está nos servidores da Amazon.
Para concluir, siga os seguintes passos:
- Conecte seu dispositivo na tomada e você verá o efeito do anel de LED. A Alexa te cumprimentará e mais ou menos um minuto e ainda te informará que será necessário continuar a configuração no aplicativo;
- Abra o aplicativo Alexa e siga as instruções para concluir a configuração. As instruções devem aparecer automaticamente. Caso isso não aconteça você deve clicar no ícone ‘Mais’ e em ‘Adicionar um dispositivo’ para adicioná-lo manualmente;
- Pronto! Após a conclusão da configuração, é só dizer a palavra de ativação ‘Alexa’ para que ela comece a ouvir os seus comandos. Note que ao dizer a palavra de ativação, o dispositivo fará um efeito de cor azul no LED e ficará em modo de escuta.
O que você pode pedir para a assistente Alexa?
Uma das coisas mais legais na Alexa é que ela entende sua conversa de forma natural. “Você pode dizer: Alexa, qual a previsão do tempo para hoje” e ela irá te dizer a previsão com base na sua localização. E por falar em localização, nas configurações do aplicativo Alexa você pode definir localização do seu dispositivo para ter uma experiência mais aprimorada de previsão do tempo, horário e outros recursos.
Você ainda pode dizer:
- “Alexa, o que você pode fazer?”
- “Alexa, toque músicas do Capital Inicial”
- “Alexa, conte uma piada”
- “Alexa, que dia é hoje?”
- “Alexa, me conte uma novidade”
- Você pode criar uma lista de compras dizendo: “Alexa, adicione leite na minha lista de compras”
- Você pode definir um alarme dizendo: “Alexa, me acorde amanhã as seis horas da manhã”
- Se você estiver cozinhando por exemplo, você pode dizer: “Alexa, defina um timer para 10 minutos”. Ela emitirá um alarme após o tempo definido.
São muitos os comandos que você poderá pedir para Alexa executar. Você verá outras postagens aqui no Panorama Tecnológico com mais comandos da Alexa.
Como controlar sua casa inteligente?
Com a Alexa você também pode controlar sua casa inteligente. Para isso basta que você tenha algum dispositivo compatível como lâmpadas inteligentes, tomadas, interruptores, sensores e aparelhos que já vêm com essa tecnologia embarcada, como aparelhos de ar condicionado, lavadoras, TV´s etc.
Você precisa conectar o seu dispositivo compatível na mesma rede wifi através do aplicativo indicado pelo fabricante uma vez que você tenha algum modelo. Depois de configurado e ajustado pelo aplicativo do dispositivo, você já conseguirá conectar esse dispositivo a Alexa.
A exemplo de alguns dispositivos populares, no mercado você encontra diversos modelos de interruptores e tomadas que utilizam a tecnologia wifi para interligar todo ecossistema. Além disso há modelos com o conhecido protocolo Zigbee, um protocolo de comunicação e transferência de dados para dispositivos de internet das coisas (iOT). Se você ainda não tem nenhum dispositivo como esses, vale a pena pesquisar os prós e contras de cada protocolo de comunicação antes de fazer sua compra, para então ver a que mais se adequa às suas necessidades.
Para adicionar um dispositivo já configurado você deve ir na opção ‘Dispositivos’ no app da Alexa e tocar no ícone com o sinal de mais (+) e escolher a opção ‘Adicionar dispositivo’. No aplicativo da Alexa, você ainda pode acessar a opção de detecção de dispositivos no menu ‘Mais’ e, em seguida, em ‘Configurações’.
Configurando rotinas na assistente Alexa
Muita gente ainda não sabe, mas é possível criar rotinas personalizadas na assistente Alexa. Posso dizer que é super simples criar rotinas para automatizar a sua casa.
Você pode criar rotinas personalizadas com o objetivo de automatizar ações a partir de comandos específicos, como por exemplo: ligar o ar condicionado quando determinada temperatura ambiente for atingida, saber a previsão do tempo e as notícias quando você dizer “Alexa, bom dia”, e por aí vai. O limite é a criatividade.
Para criar rotinas na Alexa faça o seguinte:
- A partir da tela inicial do aplicativo, toque no menu ‘Mais’ e em seguida na opção ‘Rotinas’;
- As rotinas que você criou são listadas na aba ‘Suas rotinas’. Você ainda pode ver as rotinas sugeridas na aba ‘Em destaque’;
- Toque no símbolo de mais (+) para criar uma nova rotina e insira um nome para identificá-la;
- Selecione “Quando isso acontecer” e escolha o gatilho que irá disparar a sua rotina;
- Em seguida selecione a opção ‘Adicionar ação’ para escolher o que acontecerá quando sua rotina for disparada. Você pode pedir para Alexa dizer algo, acionar um dispositivo de casa inteligente, abrir um noticiário, tocar músicas e outras opções;
- Após configurar todas as etapas, toque em ‘Salvar’;
- Pronto! Agora é só acionar a rotina para ver acontecer tudo o que você programou.
Agora que aprendeu como configurar sua Alexa, é hora de se divertir. Aproveite e clique aqui para adquirir já a sua.
Siga nossas redeis sociais!