Novo Google Chrome traz integração inteligente do Gemini 3

Ilustração com fundo em degradê azul exibindo o logotipo do Google Chrome ao centro, ao lado da palavra ‘Gemini’ em azul claro, com elementos gráficos em formato de estrelas coloridas ao redor e a marca ‘Panorama Tecnológico’ no canto inferior direito.

A Google anunciou recentemente que está integrando sua IA Gemini com o Google Chrome para trabalhos mais complexos de inteligentes. A ideia é trazer benefícios reais para produtividade, criatividade e eficiência no dia a dia, sem ter que recorrer a outros aplicativos e serviços.

De acordo com o anúncio, isso será possível porque os usuários agora poderão acessar o Gemini por meio de uma barra lateral. Essa mudança permite que os usuários utilizem IA para diversas tarefas usando o contexto de navegação atual. O acesso será através de um botão que a companhia está disponibilizando na parte superior direta do navegador.

A ideia do Google é que seus usuários tenham sempre um assistente de navegação à mão para várias tarefas simultâneas e sem interrupções. Isso permite utilizar o assistente de IA sem a necessidade de fechar outras guias ou mesmo abrir outras janelas para o assistente.

No centro dessa novidade está o modelo de IA Gemini 3, atualmente a versão mais avançada da tecnologia de inteligência artificial da empresa. Ao integrar o Gemini 3 ao Chrome, a Google está trazendo um conjunto de recursos em IA que vão muito além de simples respostas a perguntas.

Navegação automática: o assistente que atua por você

Uma das grandes novidades dessa atualização é o recurso chamado “Auto Browse”, um assistente com capacidades avançadas de agir em seu lugar na web. Em vez de apenas responder o que você procura, o Chrome agora pode, com sua permissão claro, navegar por sites, pesquisar informações, comparar opções e até executar ações em várias etapas com o objetivo que você definir.

Funciona assim, você pode por exemplo, pedir ao Gemini que:

  • Pesquise hotel e voos com os melhores preços para suas próximas férias;
  • Encontre produtos específicos (e aplique cupons automaticamente) dentro de um orçamento definido;
  • Classifique anúncios de aluguel com filtros como “aceita animais de estimação”.

Tudo isso acontece porque a navegação automática pode rolar páginas, clicar em filtros, preencher formulários e interagir com interfaces web, agindo quase como um assistente humano faria, mas em poucos segundos.

A empresa informa que o sistema é seguro e transparente, pois antes de confirmar uma compra ou publicar algo em redes sociais, ele pausa e pede sua autorização.

Criatividade e produtividade com Nano Banana e aplicativos conectados

O Novo Google Chrome agora incorpora recursos como Nano Banana, uma ferramenta de IA que permite editar ou transformar imagens diretamente no navegador. Agora, por exemplo, você pode expandir fundos, criar infográficos a partir de dados de uma página ou gerar arte visual instantaneamente com comandos de texto.

Captura de tela do Gemini Live exibida ao lado de uma foto de um ambiente interno com porta branca, piso de madeira e luz solar entrando pela janela; na interface, aparece a mensagem ‘Hello, Elisa. How can I help you today?’ e um campo de comando com o texto solicitando para mostrar o cômodo com mobiliário contemporâneo claro. Créditos: Google divulgação.
Usar o poder do Nano Banana para criações enquanto navega. Créditos: Google divulgação.

Além disso, o Chrome passará a oferecer suporte ao que a Google chama de Connected Apps (aplicativos conectados). O navegador agora poderá entender o contexto da sua atividade na web, realizar tarefas complexas por você e até interagir com conteúdo e aplicações conectadas como Gmail, Google Calendário, Google Mapas, Shopping e Flights (Google voos). Trata-se de um recurso de integração profunda com outros serviços Google. Isso significa que, quando necessário, o Gemini pode acessar dados relevantes de Gmail, Agenda, Mapas, YouTube e outros serviços para enriquecer respostas e realizar ações sem que você precise alternar manualmente entre apps.

Outros navegadores já fazem algo parecido

A ideia de trazer o Gemini para dentro do Google Chrome é mais uma forma de a empresa promover o uso de seu sistema de inteligência artificial. Essa integração do Gemini 3 com o Chrome transforma o navegador em uma central inteligente que ajuda em tarefas rotineiras, profissionais e criativas, economizando tempo e esforço mental.

Embora a Google descreva essa atualização do Chrome como o “início de uma nova era de navegação”, é válido saber que ele não é único. Outros navegadores concorrentes já fazem algo parecido ou até além de algumas funções. O acesso lateral por exemplo, já está presente no Microsoft Edge há algum tempo para o Microsoft Copilot.

Entretanto, sabemos que o Google Chrome é atualmente o navegador mais utilizado, segundo dados do W3counter. Sua integração com os serviços do Google também é outra grande vantagem, já que a empresa domina alguns segmentos tecnológicos, como Google Maps. Essa integração não só melhora o contexto de respostas mais personalizadas, mas integra grandes serviços como fontes de informações para tarefas direcionadas.

A empresa disponibilizará em breve esses recursos para o Chrome do Windows, macOS e Chromebook Plus. Enquanto isso, conte para nós como está sua expectativa em relação aos recursos de IA no Chrome em nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Google.