OpenAI libera o Sora, a IA que cria vídeos a partir de textos

Imagem mostrando um ornamento de árvore de Natal desenhado para se parecer com o planeta Terra, completo com padrões de nuvens detalhados e massas terrestres. O ornamento está pendurado em um galho de árvore de Natal, que está decorado com luzes coloridas. Ao redor do ornamento da Terra, há anéis que lembram os de Saturno, adicionando um toque único e imaginativo à decoração. Esta imagem é interessante porque combina o tema festivo do Natal com um elemento astronômico, criando uma decoração de feriado visualmente marcante e criativa. Créditos: Divulgação/OpenAI.

A OpenAI anunciou a disponibilização de acesso ao Sora, a sua IA que cria vídeos a partir de descrições de texto (prompts). De acordo com o anúncio, a partir de agora os usuários poderão acessar a ferramenta em sora.com para criar seus vídeos. Entretanto, o acesso está limitado somente a usuários assinantes dos planos Pro e Plus.

A empresa informou ainda que desenvolveu novas interfaces de modo a permitir prompts mais fáceis, além de controles criativos e compartilhamento da comunidade. Com isso, os usuários poderão dar vida a imagens, remixar ou misturar vídeos que o usuário já possua.

A desenvolvedora do ChatGPT utilizou seu perfil oficial no X/Twitter para fazer o anúncio. No anúncio ela diz que se trata de um “presente de natal” para seus usuários.

Lançamento do Sora pela OpenAI

A OpenAI apresentou o Sora em fevereiro deste ano, levantando muita expectativa na comunidade, já que os vídeos demonstrados apresentaram uma qualidade surpreendente. Além disso, a empresa se consolidou na indústria da inteligência artificial depois de der lançado o seu produto mais famoso, o ChatGPT.

Embora o lançamento oficial tenha ocorrido em fevereiro, os testes da ferramenta ainda estavam restritos, incluindo para artistas visuais, diretores e designers. Agora, a empresa liberou o acesso para usuários pagantes que já podem criar seus vídeos usando o poder da IA.

Outra informação importante é que esta é uma versão mais atualizada, chamada de Sora turbo. Conforme descreveu, essa nova versão é significativamente mais rápida que o modelo apresentado em fevereiro.

Especificações e limitações de acesso

Conforme já mencionado, a ferramenta atualmente está disponível somente para usuários do ChatGPT Plus e Pro e sem custo adicional. Esses usuários já podem gerar vídeos com resolução de até 1080p e com duração de 20 segundos, conforme limitação de cada plano. Além disso, os vídeos são de proporções de tela ampla, vertical ou quadrada.

Para o plano Plus, os assinantes podem gerar 50 vídeos com resolução 480p ou menos vídeos em 720p a cada mês. Já os usuários do plano Pro contam com 10 vezes mais, além de resoluções mais altas e durações mais longas.

A empresa também criou nova interface só para o Sora, com recursos para estender, remixar, misturar ou gerar conteúdo totalmente novo. A nova interface ainda conta com uma ferramenta de storyboard para facilitar as entradas de cada quadro.

Captura de tela da interface Sora da OpenAI. A interface exibe uma série de quatro miniaturas de vídeo mostrando girafas correndo em uma paisagem de tundra nevada. A barra lateral esquerda inclui opções de navegação como Explorar, Recentes, Destaques, Salvos e Biblioteca, com subopções como Todos os vídeos, Favoritos, Uploads, Nova pasta e Sora Selects. O vídeo destacado é intitulado 'Graceful Giraffes Running' com uma descrição: 'Uma ampla e serena imagem de uma família de girafas correndo pela tundra.' Os detalhes do vídeo indicam uma resolução de 480p, duração de 5 segundos e um horário de 16:50. Abaixo das miniaturas, há uma seção para descrever o vídeo com opções para adicionar tags, definir a duração e ajustar a resolução. Créditos: Divulgação/OpenAI.
Nova interface do Sora inclui diversos controles para criação de vídeos e um storyborad. Créditos: Divulgação/OpenAI.

Por fim, a empresa informou que está trabalhando em preços personalizados para acesso de outros usuários, com previsão de disponibilização para início do próximo ano.

Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: OpenAI. Imagem de capa: Divulgação/OpenAI.