Pix fora do ar? Apps de diversos bancos apresentam instabilidades

Pessoa segurando um smartphone com o aplicativo do Itaú aberto na tela inicial, exibindo o logotipo do banco, a frase ‘Mais simples e seguro para você’ e o botão ‘Acessar’, em um ambiente com fundo desfocado

Aplicativos e serviços de diversos bancos apresentaram instabilidade neste sábado 07 de fevereiro. Segundo relatos de diversos clientes, serviços como Pix e até acesso às contas bancárias apresentam problemas.

De acordo com reclamações dos usuários nas redes sociais, os problemas ocorreram especialmente na manhã e início da tarde. Dentre as reclamações de acesso, estão também as de que o serviço do Pix estaria fora do ar.

Segundo reclamações dos internautas, as principais instituições impactadas incluem o Itaú, Santander, Nubank, Banco Inter, C6 Bank, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com falhas de acesso, lentidão e impossibilidade de realizar transações.

O site do Google registrou um alto volume de pesquisas no termo “Pix fora do ar” em diversas regiões do país, chegando a mais de 130% de aumento.

A imagem mostra uma pessoa segurando um smartphone com a tela exibindo o aplicativo
Pix e serviços bancários apresentam instabilidade neste sábado (7).

Plataformas de monitoramento registraram reclamações

Os relatos das falhas se intensificaram nas redes sociais, bem como em plataformas de monitoramento de serviços digitais, indicando dificuldades tanto em bancos tradicionais quanto em instituições digitais. O site Downdetector registrou mais de 6 mil reclamações até o meio-dia, com picos relacionados a problemas no carregamento de transferências Pix.

No Downdetector, em resposta a um questionamento de um usuário ao Itaú, outros usuários informaram que o pagamento por débito estaria funcionando normalmente. Ainda assim outros relataram que o aplicativo não estaria funcionando.

Por aqui, tentei um acesso com CPF ao app do Itaú e recebi um alerta informando que minha conta estaria em breve disponível para acesso pelo CPF. Ao mesmo tempo, tentei acesso pela agência e conta bancária e o aplicativo apresentou alerta de erro. Em seguida, o aplicativo solicitou a troca de senha e reconhecimento facial.

Até o momento as instituições financeiras afetadas não divulgaram detalhes técnicos sobre a origem do problema e o funcionamento dos serviços apresentou oscilação ao longo do dia, com períodos de normalização seguidos de novas instabilidades.

O que fazer durante instabilidades no Pix e apps bancários

Em momentos de falha em serviços financeiros digitais, algumas atitudes simples ajudam a evitar maiores transtornos. Por isso é importante seguir algumas dicas também para manter a segurança de seus dados.

  • Evite repetir a mesma transação várias vezes: se a transação não for concluída, aguarde alguns minutos antes de tentar novamente. Repetir a operação pode gerar débitos duplicados ou confusão no saldo;
  • Confira o extrato antes de qualquer nova ação: antes de refazer um pagamento, verifique se o valor não foi debitado ou se a transação ainda está pendente. Em muitos casos, o Pix é processado com atraso;
  • Desconfie de mensagens e links “explicando o problema”: nesses momentos alguns criminosos costumam se aproveitar da situação para aplicar golpes. Então não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail que prometem “regularizar” o Pix;
  • Use apenas os canais oficiais do banco: caso precise de suporte, acesse exclusivamente o aplicativo oficial ou o site do seu banco. Nunca informe senhas, códigos ou dados pessoais por mensagens ou por telefonemas.
Imagem de uma tela de computador com a palavra 'Security' (Segurança) em destaque, acompanhada de um ícone de escudo. Um cursor de mão aponta para a palavra, representando a importância da segurança cibernética e proteção de dados online. Imagem: foto de Pixabay / Pexels
É importante redobrar os cuidados para evitar maiores transtornos. Imagem: foto de Pixabay / Pexels

Com essas dicas simples você pode evitar transtornos maiores até que os serviços bancários sejam totalmente reestabelecidos.

Por fim, é importante lembrar que o uso se serviços digitais nunca estão livres de instabilidades. Por isso, outra dica importante é ter métodos alternativos de pagamento. Em dias de instabilidade, cartões, dinheiro ou transferências agendadas podem evitar contratempos, especialmente em pagamentos urgentes.

Por fim, conte para nós em nossas redes sociais se você também teve dificuldades em realizar pagamentos no dia de hoje. Acesse nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Downdetector, Google, Exame.