PIX recebe mudanças e aumenta a segurança já no próximo mês

A imagem mostra uma pessoa segurando um smartphone com a tela exibindo o aplicativo

O Banco Central do Brasil anunciou novas mudanças para o PIX com o intuito de aumentar ainda mais a segurança dessas transações. As novas regras começam a valer já a partir do dia 1º de novembro deste ano. As mudanças visam fortalecer ainda mais a proteção dos usuários, combater fraudes e garantir a integridade das transações feitas pelos usuários.

De acordo com o Banco Central, uma das novas regras é o limite de transação para novos dispositivos, que ficou estabelecido em R$ 200,00. Além disso, o BC estabeleceu um limite diário de R$ 1 mil para dispositivos que não estão cadastrados nos bancos. Esses dispositivos compreendem computadores e smartphones. Da mesma forma, serão implementadas mudanças no Pix a serem seguidas por parte das instituições financeiras, como soluções de gerenciamento de riscos capaz de identificar transações por PIX atípicas com o perfil do cliente.

Assim, os usuários que necessitam realizar transações superiores a esses valores, deverão cadastrar seus dispositivos nas instituições financeiras de suas contas. Atualmente já existe uma restrição para transferências noturnas, limitando o valor das operações realizadas entre 20h e 6h. Essa medida tem o objetivo de prevenir golpes como sequestros relâmpago, que ocorrem principalmente durante a noite.

O que é o PIX e como ele modernizou as transações financeiras no Brasil

Lançado em novembro de 2020, o PIX logo se consolidou como uma das ferramentas de pagamento mais populares no Brasil, revolucionando a forma como as pessoas realizam transações financeiras. O Banco Central desenvolveu esse sistema para permitir transferências e pagamentos instantâneos que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados. Além disso, como ocorre em outros meios de pagamento como TED e DOC, o PIX não cobra taxas entre pessoas físicas e oferece liquidez imediata, sendo processado em apenas alguns segundos.

A modernização proporcionada pelo PIX simplificou tanto o cotidiano das pessoas quanto a rotina financeira de empresas, facilitando desde o pagamento de compras até a quitação de boletos e faturas. A versatilidade e praticidade também se estende a pequenas empresas e profissionais autônomos, que podem usar o PIX como meio de recebimento sem a necessidade de ter uma maquininha de cartão. Além disso, o PIX é acessível através de diversas instituições financeiras, de bancos tradicionais a fintechs, proporcionando uma enorme flexibilidade ao usuário.

Desde seu lançamento, o sistema tem passado por algumas mudanças de segurança, já que sua praticidade virou alvo de golpistas. Por isso, é importante ter cuidado e seguir dicas de segurança para evitar cair nesses golpes, como as mostradas no vídeo a seguir do próprio Banco Central:

Agora é com você! Compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: com informações da UOL e InfoMoney.