Se você acompanha as notícias de tecnologia, sabe que a inteligência artificial tem dominado o dia a dia. Enquanto isso soa bastante inovador para muitos, para outros acabaram se tornando muito incômodo. E com o Windows 11 não foi diferente já que a Microsoft está adicionando, e por que não dizer “empurrando”, os recursos do Copilot em seus usuários.
As últimas atualizações do Windows 11 trouxeram diversos recursos relacionados a IA, especialmente a compilação 25H2. A Microsoft possibilita que vários desses recursos sejam opcionais, mas boa parte deles são ativados de forma automática e funcionam em segundo plano.
Pensando nesses problemas, um programador desenvolveu um script para desativar o Copilot e os recursos de IA do Windows 11. Chamado de “RemoveWindowsAI“, o script desenvolvido por zoicware promete ser capaz de remover os recursos de IA do Windows 11, incluindo àqueles que não permitem desativá-los manualmente.
De acordo com seu criador, o script permite remover boa tarde dos recursos e componentes de IA para melhorar a experiência, privacidade e segurança dos usuários do sistema operacional. Isso inclui o Copilot com seus recursos locais e no navegador Edge, IA do Paint, acesso por voz, pesquisas e outros.
Como baixar o script que remove o Copilot do Windows 11
O script já está disponível no GitHub para download e pode ser executado de forma simples. A própria página dispõe de instruções de uso e permite execução via interface gráfica ou por meio da linha comandos para usuários mais avançados. Para baixar o script você pode clicar aqui para ser redirecionado para a página do GitHub do seu criador.
Além disso, o criador do script disponibilizou um vídeo no YouTube para ajudar os usuários na utilização, explicando todos os detalhes.

Recursos de IA deixam PC´s lentos
O Windows 11 exige sua instalação em PC´s com configurações mais recentes. Além disso, como todo sistema ele tem seus pré-requisitos mínimos de configuração para instalação. Entretanto não é difícil encontrar usuários reclamando de lentidão no Windows 11 e provavelmente deve estar relacionado aos recursos que vem sendo adicionados a cada atualização. Diversos usuários vêm relatando no X (antigo Twitter) várias reclamações ao desempenho do sistema operacional.
Ultimamente tenho notado uma certa exigência de processamento do sistema em tarefas simples que realizo. Além disso, tenho percebido processamentos frequentes em segundo plano em alguns momentos de uso. Mesmo com processador core i7 mais recente no meu PC, tenho notado uma certa degradação de desempenho nos últimos meses.
A Microsoft já deixou claro seu posicionamento na corrida das IA´s e estará integrando o Copilot e outros recursos em todos os seus produtos. Resta agora continuar utilizando o sistema e aproveitar os benefícios que a IA tem para nos oferecer ou utilizar ouras opções de sistemas operacionais.
E você, está utilizando os recursos de IA da Microsoft? O que está achando do Windows 11? Então conte para nós em nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: tomsHARDWARE via Adrenaline. GitHub.





