Um vazamento recente mostra que a Microsoft parece estar trabalhando em um novo menu “Iniciar” para o Windows 11. De acordo com um vídeo publicado no X (antigo Twitter), o usuário PhantomOfEarth mostra que o novo design apresenta os aplicativos em forma de grade ao invés de uma lista vertical.
No vídeo é possível ver que a mudança afeta a opção “Todos os aplicativos”, função que mostra uma relação dos aplicativos instalados no sistema operacional. Atualmente, a opção exibe os aplicativos em formato de lista e em ordem alfabética. Já a mudança apresentada no vídeo, mostra essa mesma relação em forma de grade.
O novo design foi revelado por um vazamento e ainda não está disponível para testes públicos. Entretanto ele foi encontrado escondido em uma versão beta do sistema. Por se tratar de um vazamento, não podemos confirmar se a Microsoft de fato implantará a mudança em futuras atualizações.
Menu Iniciar do Windows já passou por mudanças
O Windows 11 trouxe um menu Iniciar repaginado e centralizado na barra de tarefas, algo que nunca havia acontecido nas versões anteriores do sistema. Anteriormente, nas versões do Windows 8 e 10, ele trouxe a organização da lista “Todos os aplicativos” instalados em forma de lista e organizados em ordem alfabética.
Desde o lançamento do Windows 8, quando a Microsoft alterou significativamente a aparência do menu (quem não se lembra das Lives Tiles), muitos usuários criticam certas mudanças. Se por um lado o formato de grade pareça apresentar uma organização clara e organizada, por outro pode não agradar a todos.
Por enquanto não há confirmação de que a Microsoft vai adotar essa mudança. Pode ser que a empresa esteja apenas avaliando o recurso, sem planos de lançamento iminente. Mas, se a Microsoft implementar essa mudança, esperamos que seja opcional.
Aproveite para compartilhar nas suas redes. Ah, não esqueça de seguir nossas redes sociais clicando nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Gizmodo.