Isso mesmo que você leu! Depois de um alvoroço de idas e vindas sobre a demissão de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI, ele retornará ao cargo. Da mesma forma, o ex-presidente Greg Brockman que renunciou em protesto à demissão de Altman, também retornará a empresa.
O comunicado feito pela própria OpenAI nesta terça-feira (22/11), diz tem um “acordo de princípio” para o retorno de Altman junto com um novo conselho. No entanto esse novo conselho seria composto por Larry Summers, Bret Taylor e Adam D’Angelo. Este último faz parte do que seria o conselho anterior responsável pela demissão de Altman na sexta-feira (17/11). O objetivo da permanência dele seria representar o conselho anterior. Ainda assim a função desse primeiro conselho seria a nomeação das pessoas que formará um conselho maior, composto por até nove integrantes. Contudo essa nova formação redefinirá a forma de governança da empresa, sendo que a Microsoft estaria interessada em fazer parte desse conselho. A Microsoft é uma das maiores investidoras na OpenAI e tem formado uma parceria de sucesso.
O retorno de Altman como CEO da Open Ai foi confirmado pelo próprio, através de uma postagem no seu perfil da rede social X (antigo Twitter).
Eu amo a OpenAI, e tudo o que tenho feito nos últimos dias foi em prol de manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com o novo conselho e o apoio do Satya, estou ansioso para voltar à OpenAI e construir sobre nossa sólida parceria com a Microsoft.
Da mesma forma Greg Brockman aproveitou para fazer o mesmo, postando uma foto no seu perfil na mesma rede social, dizendo: “Estamos de volta com tudo”
Demissão de Sam Altman passará por investigação
Toda essa reviravolta envolvendo a demissão de Sam Altman passará por investigação. Segundo informações, todos concordaram que esse processo fosse feito por um escritório de advocacia externo e independente.
Há rumores de que tudo isso tenha envolvido a “luta humana pelo poder”. Do mesmo modo os membros do conselho não apresentaram informações lógicas sobre a decisão de destituí-lo do cargo de CEO. Mesmo diante de ameaças de ações judiciais de investidores e uma suposta greve de funcionários, a omissão continuou. O CEO interino Emmett Shear, nomeado no domingo (19/11) para substituir Mira Murati até então CEO interina, ameaçou se demitir caso o conselho não fornecesse documentação ou provas que fundamentasse a demissão de Sam Altman.
O retorno de Sam Altman
Finalmente o retorno de Altman ao comando da OpenAI dá sinais que a rotina na empresa voltará ao normal, mesmo não sendo como antes. A própria formação de um novo conselho e com mais integrantes, já é um sinal de mudanças na governança. Por hora a OpenAI continua como uma das organizações mais inovadoras no tocante a Inteligência Artificial Generativa. Agora é aguardar as mudanças que virão com a definição do novo conselho.
Fonte: The Verge.
Siga nossas redes sociais!