Na semana passada, circulou nas redes sociais, um suposto comunicado do Google anunciando o fim do Gmail, seu serviço de e-mail. A mensagem começou a circular especificamente na quinta-feira (22), na rede social X (antigo Twitter), onde foram postados o comunicado que se referia ao fim do serviço a partir de Agosto deste ano.
O trecho da mensagem acima diz ser um comunicado importante sobre o serviço, e que estaria sendo encerrado a partir de 1º de agosto. O suposto comunicado ainda diz que, a partir da data informada, o Gmail não ofereceria suporte para envio, recebimento e armazenamento dos e-mails. Entretanto, trata-se de uma mensagem falsa, que foi suficiente para causar dúvidas em muitos usuários. Isso porque a mensagem, além de possuir formatação que remete a marca da companhia, utilizou termos comuns no mundo corporativo, como o termo “sunsetting“, que significa pôr do sol em inglês. Esse se trata de um termo comumente utilizado para sinalizar o fim gradual de um produto ou serviço.
Portanto, essa mensagem sobre o fim do Gmail se trata de uma mensagem falsa, não tendo nenhuma confirmação do Google de que o Gmail deixaria de existir.
Google se posiciona sobre o ocorrido
Logo após o ocorrido, a própria Google se posicionou no seu perfil no X, informando que o “Gmail veio para ficar”. Curiosamente vários usuários aproveitaram a postagem para sinalizar alguns problemas que estavam enfrentando no serviço, como envio de e-mails e diferenças no comportamento de leitura na web e no app do Android.
Sendo assim, a postagem da Google coloca um ponto final nesse início de alvoroço que estava se formando entre os usuários da plataforma.
Serviço passará por algumas mudanças
A Google vem trabalhando forte para manter seus produtos otimizados e alinhados com as mudanças tecnológicas com o passar dos anos. A empresa não está encerrando, e sim, atualizando o serviço. Em termos técnicos, a partir deste mês o serviço deixa de exibir em versão de HTML básico e passará para a visualização padrão nos navegadores. A página de suporte do Google ainda contém orientações para quem ainda utiliza leitores de tela para essa versão. Acesse a página para mais informações.
Por fim a empresa anunciou recentemente mudanças até na página de login dos seus serviços, o que inclui o Gmail, que é seu principal meio de autenticação.
Fonte: Google, Techcrunch, Tecmundo. Imagem de capa: Solen Feyissa – Unsplash
Siga nossas redes sociais!