A Google anunciou nesta semana que o Gemini agora permite criar músicas, acelerando ainda mais o avanço de sua ferramenta de IA. A partir de agora é possível utilizar o Gemini com Lyria 3 para criar faixas de áudio de até 30 segundos.
De acordo com o anúncio, esse é mais um passo da companhia para incentivar a expressão criativa de seus usuários. A empresa está integrando o Lyria 3 ao Gemini para dar a ele essa capacidade de criação de músicas com IA.
O Lyria 3 é seu modelo mais recente de música generativa para criar faixas de alta qualidade desenvolvido pelo Google DeepMind. Lançado em 2023, a ferramenta contou com a colaboração de produtores e músicos para chegar a um nível avançado de qualidade.
Como criar música no Gemini Lyria 3
De acordo com o anúncio, o Gemini é capaz de criar músicas por meio de prompts (comandos de texto) ou enviando fotos e vídeos para inspiração. Tudo que você precisa fazer é descrever a sua ideia ou enviar fotos/vídeos e em questão de segundos você já tem o resultado. Ou seja, o Gemini com o Lyria 3 é a IA do Google que faz músicas de uma forma bem prática e rápida.
Essa funcionalidade que ainda está em fase de testes, já está liberada para usuários brasileiros, incluindo na versão gratuita do aplicativo. Ao acessar o app do Gemini ou mesmo sua versão web, você notará a presença de um banner com convite para testar o recurso. Você ainda notará a presença de mais um botão com essa funcionalidade.
A Google informa que não é necessário fornecer as letras das músicas. O Gemini irá gerar as letras com base nas instruções fornecidas. Além disso, a IA permite que tenhamos mais controle sobre o estilo, vocais e tempo.
Ao solicitar a criação de músicas, você pode definir um gênero específico, humor, uma piada ou mesmo uma memória interna como inspiração. O Gemini criará faixas de áudio exclusivas de acordo com o estilo definido.
Além de criar a faixa musical, o Gemini também criará suas capas personalizadas. De acordo com o Google, ele utilizará recursos do Nano Banana na criação dessas imagens para facilitar o compartilhamento rápido. Depois de criadas as faixas de áudio e capas, você poderá fazer o download ou simplesmente compartilhar por meio de link de compartilhamento.
Aqui está um exemplo de um prompt que usei para criar um estilo Cyberpunk Brasileiro: uma mistura de Samba-enredo com Cyberpunk Industrial. Batida de surdo pesada mesclada com distorção de sintetizadores ácidos. Vocais robóticos em português com efeito de vocoder.
Google reafirma seu compromisso com IA responsável
A Google informou em seu anúncio que o objetivo não é utilizar o Gemini para criar “obra-prima musical”, mas apenas oferecer uma forma divertida de se expressar. Além de gerar áudio de apenas 30 segundos, as faixas geradas são sinalizadas com SynthID. O SynthID é um mecanismo imperceptível que permite identificar conteúdo gerado pela IA do Google, atuando como se fosse uma marca d´água.
Ainda assim, a Google informou que tem ampliado seus recursos de verificação no aplicativo Gemini para incluir áudio. Para isso, basta enviar o arquivo e perguntar ao Gemini se ele foi gerado usando recursos de IA do Google.
Se você quiser testar o recurso agora, basta acessar o Gemini na web ou baixar o aplicativo Gemini disponível para celulares Android ou iOS, caso ainda não tenha. O acesso é gratuito, mas ainda está em fase de testes (beta). Resta saber se ele continuará gratuito ou se a Google restringirá para usuários pagantes.
E você, gosta de música? O que achou da ideia de usar IA para criar músicas? Conte para nós em nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google.





