A Sony anunciou ontem (27) que realizará a redução de seu quadro de funcionários, chegando a 900 demissões em seu time. Em um comunicado emitido por Hermen Hulst, chefe dos estúdios PlayStation, ele enfatiza ser uma decisão extremamente difícil, porém necessárias.
De acordo com o comunicado, a decisão acarretará em alterações nos estúdios no Reino Unido e na Europa, sendo o fechamento total do estúdio da Playstation em Londres. Além disso haverá redução de quadro também em Guerrilla e Firesprite. Já para estúdios sediados nos EUA, serão reduzidas as forças de trabalho em Insomniac Games, Naughty Dog, além de equipes de tecnologia, criação e suporte.
No comunicado, Hermen menciona reduções menores em outras equipes de outros estúdios. Em um trecho do comunicado, Hermen diz que alguns projetos não serão continuados, mas sem detalhes de quais projetos seriam.
“Analisamos nossos estúdios e nosso portfólio, avaliando projetos em vários estágios de desenvolvimento, e decidimos que alguns desses projetos não irão avançar.”
Embora a empresa reconheça o talento de suas equipes, Hermen menciona que a indústria tem experimentado mudanças que afetam o negócio. Em outro trecho ele menciona a necessidade de dar um passo atrás para ver o que o negócio precisa.
“A PlayStation 5 está no seu quarto ano e estamos numa fase em que precisamos de dar um passo atrás e olhar para o que o nosso negócio precisa.”
Demissões chegam após anúncio do fim do ciclo de vida do PS5
O anúncio de demissão na divisão da Playstation pela Sony chega logo em seguida às mudanças de projeção de vendas do PS5. Isso porque recentemente a Sony anunciou que o PS5, que está no seu quarto ano, está chegando ao fim do seu ciclo de vida. Além do mais a companhia tinha uma previsão de venda de 25 milhões de unidade até o fim do seu ano fiscal, mas precisou rever sua previsão de vendas. Por conseguinte, o não cumprimento das metas de venda fez com que as ações da Sony despencassem, com prejuízo estimado em US$ 10 bilhões. Somado a isso, analistas ainda apontam uma margem baixa em jogos em uma década, o que sugere como prejudicial o custo de produção de jogos.
Mesmo com todos esses anúncios, a empresa afirma que continuará a ser uma organização liderada por criadores e vai continuar trazendo novas experiências de jogo para os fãs. Enquanto isso, lançamentos estão em andamento, como o Final Fantasy VII Rebirth com previsão de lançamento amanhã 29 de fevereiro de 2024.
Fonte: Sony Interactive, The Verge.
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