A OpenAI divulgou que está trabalhando em conjunto com alguns profissionais do meio artístico em sua ferramenta de criação de vídeo, o Sora. De acordo com a publicação, o objetivo da criadora do ChatGPT, é ver como a sua ferramenta pode ajudar esses profissionais nos seus processos de criação de artes. Dessa forma a empresa obtém feedback valioso para aperfeiçoamento da ferramenta.
Para quem não sabe, o Sora é a aposta da OpenAI em uma ferramenta para criação de vídeos, utilizando apenas descrição textual. Isso mesmo, você escreve o que quer e ele cria um vídeo para você.
O modelo Sora foi testado por artistas visuais, designers, diretores criativos e cineastas para explorar como ele pode auxiliar no processo criativo. Eles ainda destacam a capacidade do Sora de gerar não apenas imagens realistas, mas também conceitos totalmente surreais.
“por mais que Sora seja ótimo em gerar coisas que parecem reais, o que nos entusiasma é sua capacidade de fazer coisas que são totalmente surreais. Uma nova era de expressionismo abstrato.” – Walter Woodman | Sky Kids – Produtora de multimídia.
Embora o Sora ainda necessite de ajustes, o feedbask desses artistas já ratificam sua qualidade e capacidade. Os artistas compartilham que o Sora permite expandir histórias anteriormente consideradas impossíveis e traz novas possibilidades para a expressão abstrata. Eles veem o Sora como uma ferramenta poderosa para dar vida a ideias novas e impossíveis.
Sora: impacto no fluxo de trabalho
Os artistas criativos mencionam que o Sora os desafia e ajuda a evoluir na narrativa, permitindo-lhes conceituar rapidamente com alta qualidade e menos restrições técnicas. Há um senso de entusiasmo sobre como o Sora e ferramentas semelhantes podem transformar a narrativa e a arte, oferecendo novos caminhos para a criatividade e a expressão artística.
Além disso, também se fala em liberdade e falta de restrição de tempo e dinheiro, ou mesmo de permissões de terceiros para ideias e experimentos ousados.
“Trabalhar com Sora é a primeira vez que me sinto livre como cineasta”, afirma. “Sem restrições de tempo, dinheiro ou permissão de outras pessoas, posso idealizar e experimentar de maneiras ousadas e emocionantes.” – Paulo Trillo, escritor e diretor multidisciplinar.
Na página oficial da OpenAI você encontra alguns vídeos criados por esses artistas utilizando a ferramenta Sora. É de impressionar a sua capacidade e vale a pena conferir.
Embora esses criadores vejam o Sora como futuro de possibilidades, ferramentas como essas ainda causam discussões sobre direitos autorais e o futuro dos profissionais de artes visuais. Além disso, Vale ressaltar que o Sora ainda não está disponível para o público geral, estando ainda em testes para um grupo selecionado.
O Sora impressionou e vem criando grande expectativas desde seu lançamento. Embora não seja a única ferramenta com esse objetivo, seus resultados já impressionaram logo no seu anúncio. O Sora foi anunciado pela OpenAI em fevereiro deste ano. Confira a matéria completa aqui.
Se você gostou, não deixe de compartilhar. Ah, aproveite também para seguir nossas redes sociais clicando nos botões abaixo. Até mais!
Fonte: OpenAI. Imagem de capa: divulgação OpenAI.