A SpaceX anunciou a conclusão da primeira constelação de satélites capaz de oferecer acesso direto à internet para celulares. De acordo com o anúncio, a empresa realizou o lançamento de 20 novos satélites por meio de seu foguete Falcon 9 nesta semana. Esse lançamento fez com que a missão completasse a primeira camada orbital de satélites deste sistema.
O dono da SpaceX, o bilionário Elon Musk, utilizou seu perfil oficial no X/Twitter para fazer o anúncio. Ele afirmou que isso permitirá que celulares tenham conectividade com a internet em lugares remotos.
Como o próprio Musk diz, embora a largura de banda oferecida no momento seja de 10Mb, constelações de satélites futuras terão capacidades de fornecimento maiores.
A primeira constelação de satélites Starlink com conexão direta a celulares já está concluída.
Isso permitirá que celulares não modificados tenham conectividade com a Internet em áreas remotas.
A largura de banda por feixe é de apenas ~10 Mb, mas constelações futuras serão muito mais capazes.
Como funcionará a Starlink para celular
A Starlink é uma empresa conhecida pelos seus projetos inovadores de conectividade global por satélites. Depois de ter se destacado no mundo ao oferecer um sistema completo de internet fixa via satélite para as chamadas zonas remotas, ela inova mais uma vez. A STARLINK DIRECT TO CELL, como a empresa tem chamado, é uma estrutura de satélites orbitais que fornecerá acesso contínuo a texto, voz e dados para telefones LTE em todo o mundo.
De acordo com a empresa, o objetivo é fazer com que seus satélites forneçam acesso à internet para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, seja “em terra, lagos ou águas costeiras”. Ainda assim, o Direct to Cell funcionará em telefones com tecnologia LTE, sem necessidade de qualquer alterações ou aplicativos especiais, informa a empresa. A Starlink se refere ao Direct to Cell “como uma torre de celular no espaço”.
Além da expansão de cobertura móvel, o sistema também permitirá a conexão de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), previso já para o ano de 2025.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Starlink, x.com/elonmusk. Imagem de capa: SpaceX