Veja um tutorial de como usar o modo de voz do ChatGPT

Imagem mostrando uma pessoa segurando um smartphone que exibe a interface do ChatGPT no site chat.openai.com.A tela do telefone mostra a seção 'Examples' com as seguintes perguntas: 'Explain quantum computing in simple terms,' 'Got any creative ideas for a 10 year old's birthday?,' e 'How do I make an HTTP request in Javascript?.' A seção 'Capabilities' também é visível parcialmente na parte inferior da tela. Imagem: Sanket Mishra / Pexels.

Desde o seu lançamento em novembro de 2022, o ChatGPT se destacou mundialmente com suas funcionalidades. O ChatBot alimentado por inteligência artificial é capaz de criar textos, responder perguntas, criar resumos ou manter uma conversa natural com os humanos. Com o passar do tempo, ele evoluiu seu aprendizado e ganhou novos recursos para deixá-lo ainda mais versátil.

Mas o que muita gente ainda não sabe, é que ele tem um modo de voz. Esse recurso permite que você interaja com a inteligência artificial de forma mais natural e dinâmica, utilizando comandos de voz. É possível manter um diálogo com a máquina, como se a gente estivesse conversando com um ser humano. Esse tutorial irá guiá-lo passo a passo sobre como ativar e usar essa funcionalidade, para que você comece a usar esse recurso incrível dos tempos modernos. Ah, é de graça! Você não vai precisar pagar nada para utilizar a tecnologia de voz do ChatGPT.

Antes de tudo, saiba que este tutorial é para ser utilizado no aplicativo para smartphones, tanto Android quando iPhone(iOS). Até a publicação deste tutorial, o modo de voz na versão web só está disponível para assinantes do ChatGPT Plus.

Como funciona o modo de voz do ChatGPT

O modo de voz do ChatGPT é uma funcionalidade que permite interações mais naturais e dinâmicas com a IA, utilizando comandos de voz em vez de texto. Inicialmente ele foi lançado para usuários assinantes do ChatGPT Plus, mas logo chegou para todos. De certa forma, ele permite que você converse com o ChatBot, de modo que você fala e ele responde em viva voz. Ao ativar a funcionalidade, a IA lhe dá as boas vindas e aguarda você dizer alguma coisa.

Assim, ao fazer uma pergunta usando comando de voz, ele irá responder também em viva voz, criando uma experiência semelhante à interação com assistentes virtuais como Siri ou Alexa. O modo de voz do ChatGPT possui diversas vozes disponíveis para sua escolha.

A imagem apresenta dois smartphones contra um fundo gradiente azul e laranja. O smartphone à esquerda exibe uma interface de escolha de voz do app ChatGPT com as opções Breeze, Juniper, Cove e Ember. O smartphone à direita mostra apenas um grande círculo branco na tela que representa o funcionamento do aplicativo em modo de fala.
Modo de voz do ChatGPT possui diversas vozes para escolha. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

Outro ponto de destaque é que o modo de voz do ChatGPT permite que os usuários interrompam a IA a qualquer momento durante a conversa. Isso promove um diálogo mais fluido e interativo, deixando mais natural.

O ChatGPT funciona em vários idiomas, inclusive o modo de voz. Ao iniciar uma conversa, caso ele comece a responder em um idioma diferente do pretendido, basta pedir a ele para falar no seu idioma.

Como ativar o modo de voz no ChatGPT

Antes de tudo, certifique-se de que você esteja utilizando a versão mais recente do aplicativo ChatGPT. Para isso, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play Store ou Apple App Store) e realize a instalação do app. Se você já possui uma versão instalada no seu smartphone, haverá uma opção para atualização, caso haja uma versão mais recente.

Dito isto, siga as etapas:

  1. Abra o aplicativo do ChatGPT e aceite os termos, caso seja o seu primeiro uso;
  2. Em seguida, toque no ícone de fone de ouvido no canto inferior direito ou, se você já estiver com a atualização do modo de voz avançado, o ícone será de ondas sonoras. Esta opção é responsável por ativar a funcionalidade de conversa por voz. Se for a primeira vez que você usa o recurso, será solicitado a conceder acesso ao microfone. Conceda a permissão para prosseguir;
  3. Agora você poderá escolher entre as vozes disponíveis. Selecione a que mais lhe agrade, mas posteriormente é possível altar por outra voz nas configurações;
  4. Pronto! Com o modo de voz ativado, é hora de começar a conversar com o ChatGPT. Fale claramente sua pergunta ou comando, para que a IA comece a responder em voz alta.
Imagem mostrando três telas do aplicativo ChatGPT em um celular. A primeira tela, à esquerda, é a tela de boas-vindas com o texto 'Boas-vindas ao ChatGPT' e informações sobre a precisão das respostas e a importância de não compartilhar informações confidenciais. Um botão 'Continuar' está localizado na parte inferior. A tela do meio apresenta a interface principal do ChatGPT, com um campo de mensagem na parte inferior e um botão 'Cadastrar' no canto superior direito. A terceira tela, à direita, mostra uma interface de gravação de áudio, com um círculo azul no centro e ícones de microfone e cancelamento na parte inferior. Imagem: reprodução.
Modo de voz do ChatGPT permite um diálogo natural com comandos de voz. Imagem: reprodução.

Agora que você já ativou o modo de voz e começou sua conversa com o ChatGPT, você pode pausar no botão de ‘Pausa‘ ou interromper tocando no botão ‘X‘. Da mesma forma que na conversação por texto, as conversas por voz com o ChatGPT serão transcritas e manterá um histórico. Você pode acessar esse histórico na coluna lateral esquerda do menu principal.

Quais as vantagens do modo de voz do ChatGPT?

Usar o modo de voz do ChatGPT permite que o usuário interaja sem ter que ficar digitando. Isso é especialmente útil quando estão ocupados ou em movimento, facilitando a realização de outras tarefas de forma simultânea.

Além disso, seu comportamento é semelhante a um assistente virtual, onde podemos fazer perguntas, obter informações, dicas e muito mais. É possível falar com ele praticamente sobre qualquer assunto, mantendo um diálogo ativo entre o usuário e o aplicativo.

O modo de voz permite diálogos em tempo real, onde o ChatGPT consegue perceber e reagir ao humor e ao tom da voz do usuário. Isso proporciona respostas mais personalizadas e contextualizadas, eliminando aquele ritmo robotizado.

Outro ponto de grande importância é quanto a acessibilidade. O modo de voz deixa a ferramenta mais acessível para pessoas com limitações de mobilidade ou dificuldades de digitação, permitindo uma interação mais inclusiva.

Ideias para utilização do modo de voz do ChatGPT

Podemos utilizar o modo de voz em diversos contextos, como aprendizado de idiomas, geração de conteúdo criativo ou simples conversas informais. Ele se adapta a diferentes necessidades dos usuários, fornecendo respostas mais rápidas e precisas, melhorando a fluidez da conversa.

Você pode, por exemplo, utilizar o modo de voz para treinar para uma entrevista de emprego e em seguida, pedir para ele informar como você se saiu, informando os pontos fortes e fracos de sua performance. Abaixo segue mais algumas dessas ideias:

  • Prática de conversação para aprendizado de idiomas;
  • Traduções instantâneas;
  • Conversas sobre informações e conhecimentos gerais;
  • Dicas e sugestões sobre os mais variados temas;
  • Aconselhamento profissional com estabelecimento de metas;
  • Jogos e desafios;
  • Diversão com imitações;
  • Discussões acadêmicas;
  • Dicas de viagens e muito mais.

Embora seja fantástico conversar de forma natural com a Inteligência Artificial, é importante ter em mente algumas considerações ao utilizar suas respostas. O modelo pode fornecer informações que não são sempre precisas ou atualizadas. Dessa forma, é sempre bom verificar os dados em fontes confiáveis. Além disso, o modelo pode não entender completamente o contexto de uma pergunta, resultando em respostas que podem parecer corretas, mas que no fundo não são.

Por fim, o ChatGPT é uma poderosa ferramenta e útil, mas ele não substitui especialistas em áreas específicas. Mesmo que os grandes avanços no campo da IA tenham sido surpreendentes, algumas coisas ainda podem não sair como esperado. Mas, se depender da ciência, esses avanços continuarão a passos largos.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Imagem de capa: foto de Sanket Mishra/pexels