Uma das vistas mais temidas pelos usuários de Windows acaba de passar por uma repaginada. Após anos com a clássica “tela azul da morte”, a Microsoft resolveu introduzir uma nova identidade visual para a tela de erro do Windows. Essa tela surge quando o sistema operacional encontra um erro crítico e precisa ser reiniciado.
A tela de erro do Windows, atualmente na cor azul, por décadas assombrou a rotina de muitos usuários desse sistema operacional. Sua funcionalidade ainda permaneça a mesma, sinalizar uma falha grave e forçar a reinicialização para proteger o sistema. Contudo a companhia segue reformulando partes do sistema operacional e resolveu ajustar a famosa tela de erro.
A tela azul da morte (Blue Screen of Death ou BSoD) é apenas uma mensagem de erro apontando falha crítica no sistema.
A nova tela de erro do Windows não é mais azul
A alteração mais notável é a mudança na cor predominante, que deixa de ser azul e passa a ser preta. Além disso a Microsoft removeu o desenho da carinha triste e o QRCode que levava à pagina de suporte da empresa. Essa é a primeira mudança que ocorre desde o lançamento do Windows 8, quando a carinha triste ganhou espaço na temida tela.
A nova “tela preta da morte” se assemelha mais à tela de inicialização do sistema operacional, embora a empresa afirma que ela se alinha ao estilo visual do Windows 11. Agora com visual mais simplificado, ela apresenta o código de erro e driver do sistema afetado. Essas informações têm o objetivo de facilitar a resolução de problemas, beneficiando usuários e administradores de TI.

A Microsoft já havia anunciado essa mudança no início do ano. Contudo a empresa liberou a versão 26100.4762 do sistema nesta quinta-feira (10) que já conta com o novo design para usuários testadores do Windows Insider. Ainda de acordo com a Microsoft, essas mudanças estão sendo liberadas de forma gradual, mesmo para participantes do programa de testes do Windows.
A BSoD é muito mais do que uma simples tela de erro. Ela se tornou um símbolo do Windows ao longo dos anos, carregando consigo uma mistura de frustração e até mesmo um certo humor nostálgico para alguns.