Nesta sexta-feira (17/11) fomos surpreendidos com o anúncio feito pela OpenAI, de que Sam Altman não será mais o CEO da companhia. A decisão do conselho de administração ainda nomeou Mira Murat, diretora de tecnologia da empresa, como sendo a CEO interina até que um processo de procura formal para o cargo permanente seja concluído. Do mesmo modo, isso significa que sua nomeação tem efeito imediato.
Segundo divulgação da própria empresa, seu conselho de administração concluiu que Sam Altman não era “consistentemente sincero” em suas comunicações ao próprio conselho. Declara ainda que sua capacidade em exercer suas responsabilidades estava sendo prejudicada, levando a uma falta de confiança por parte do conselho com a liderança da empresa. Do mesmo modo, o comunicado diz que Sam Altman ainda deixará o conselho de administração. Mesmo assim o conselho da empresa manifestou serem gratos pelas várias contribuições dele para fundação e crescimento da empresa, acreditando na necessidade de nova liderança na medida em que avançam.
Na rede social X (antigo Twitter) o ex CEO manifestou sua satisfação por todo esse tempo:
“Eu amei o meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente, e espero que um pouco para o mundo. Acima de tudo, eu amei trabalhar com pessoas tão talentosas.
Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde.”
Outra notícia é de que seu cofundador e presidente Greg Brockman deixaria o cargo de presidente do conselho e ainda permaneceria na empresa. No entanto, algumas horas depois, ele acabou postando na mesma rede social que também estaria saindo em consequência das notícias de hoje.
“Olá pessoal, Estou muito orgulhoso do que todos nós construímos juntos desde que começamos no meu apartamento há 8 anos. Passamos por momentos difíceis e ótimos juntos, conquistando tanto apesar de todas as razões pelas quais deveria ter sido impossível.
Mas com base nas notícias de hoje, estou saindo. Sinceramente, desejo a todos vocês nada além do melhor. Continuo acreditando na missão de criar uma IA geral segura que beneficie toda a humanidade.”
A saída dos dois causou repercussão em toda comunidade de tecnologia, especialmente a de Sam Altman que até então, era o rosto que representava a OpenAI e toda sua história. Em outra postagem Brockman informou que ele e Sam estão surpresos com os fatos. “Sam e eu estamos chocados e tristes com o que o conselho fez hoje”, postou Brockman.
Missão da OpenAI
Para quem não sabe a OpenAI é uma das organizações mais importantes do mundo no ramo das pesquisas em Inteligência Artificial. A companhia está por trás do famoso ChatGPT e do DALL-E, produtos que utilizam tecnologia de Inteligência Artificial Generativa.
A OpenAI teve sua fundação em 2015 como uma entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é garantir que a Inteligência Artificial beneficie a humanidade. A organização passou por uma reestruturação em 2019 a fim de obter capital para suas pesquisas e manter sua missão. No entanto, com o lançamento do ChatGPT que rapidamente tomou conta da internet mudando para sempre o rumo da história, a empresa se viu num crescimento exponencial. Ainda assim, no seu comunicado oficial, a empresa manifesta sua responsabilidade em manter sua missão.
A notícia sobre a saída de Sam Altman do cargo de CEO da OpenAI rapidamente causou repercussão mundial. A designação de Mira Murati como CEO interina, juntamente com a saída de Sam Altman, marcam uma transição significativa para a organização. O conselho de administração expressou sua confiança na liderança e habilidades de Mira Murati, para assumir o papel de CEO interina. Ao mesmo tempo a empresa reafirmou seu compromisso com sua missão de garantir que a inteligência artificial beneficie a humanidade, além de destacar a importância da governança e supervisão para avançar nesse objetivo.
Fonte: Blog OpenAI, The Vege. Imagem de capa: Foto Reuters
Siga nossas redes sociais!