Chat GPT-4 é lançado pela OpenAI

Imagem de um plano escuro em formado de monitor de computador com a logo e a frase OpenAI

Nesta terça-feira (14/03) a OpenAI, empresa responsável pela criação e manutenção do ChatGPT, anunciou o lançamento da versão 4, o Chat GPT-4.

O anúncio marca uma evolução na versão da tecnologia por trás do robô de chatbot com Inteligência Artificial que tomou conta da internet após seu lançamento em novembro de 2022.

O Chat GPT-4 é a evolução do GPT-3.5, o motor de respostas usando IA e que está por trás do ChatGPT atualmente em funcionamento.

A própria OpenAi afirmou que seu sistema está mais avançado e com capacidade de resolver problemas mais difíceis e com maior precisão. Além disso ele conta com um conhecimento mais amplo.

Contudo a criadora da ferramenta informa que o Chat GPT-4 está mais criativo do que antes. Ele é capaz de ter iteratividade mais completa com os usuários, como compor músicas e redação criativa por exemplo.

A empresa disponibilizou a nova versão somente para quem é assinante do plano Plus. O plano ‘Plus‘ garante a disponibilidade mesmo em situações de alta demanda, evitando que o Chat GPT fique fora do ar.

Não se sabe ainda quando essa nova versão será disponibilizada para o público em geral na versão gratuita, mas um link para lista de espera está disponível no site da empresa.

O que muda com a versão Chat GPT-4?

Segundo anúncio da própria empresa, o GPT-4, um grande modelo multimodal, possibilitará respostas mais precisas, seguras e úteis. Ou seja, sua capacidade está mais aprimorada.

Outra grande novidade é a possibilidade de receber imagens como input. Em outras palavras, isso significa que poderemos pedir para o robô analisar e descrever o que está acontecendo em uma cena.

Imagem do final de um rua, ao fundo uma floresta e no meio um objeto pesado com um monte de balões coloridos presos nesse objeto.
Imagem Divulgação/OpenAI

A OpenAi ainda publicou que o GPT-4 é capaz de lidar com 25000 palavras e que está preparado para casos de uso como criação de textos em formato mais longo.

Apesar dessas novidades, a empresa diz que as diferenças entre a versão anterior e a nova versão são “sutis”.

Fonte: Twitter, https://openai.com/

Imagem de capa: Andrew Neel – Pexels