Primeiro chip cerebral da Neuralink é implantado em um humano

Telepathy, chip cerebral da Neuralink. Imagem divulgação: Neuralink

Neste último domingo (28) a empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, deu um grande passo ao implantar, pela primeira vez, o seu chip cerebral em um humano. O anúncio foi feito por ele mesmo em seu perfil no X (antigo Twitter), que também pertence a ele. De acordo com Elon Musk, o paciente se recupera bem e os resultados iniciais são promissores, já que o dispositivo está captando os primeiros sinais cerebrais.

Esse primeiro implante marca um grande passo da empresa para uma futura comercialização do seu dispositivo, bem como atender as necessidades de pacientes de doenças degenerativas. No entanto esse será apenas um dos pacientes que farão parte do teste inicial em humanos. Ainda assim a empresa ainda não revelou exatamente quantas pessoas farão parte desse grupo de pessoas.

Apesar do grande passo anunciado neste momento, sua autorização para comercialização ainda depende de várias etapas de testes, acompanhamento e avaliações de segurança dos pacientes. Contudo a empresa recebeu autorização da FDA (Food and Drug Administration dos EUA) no ano passado. O recrutamento de pessoas iniciou em setembro, informou a empresa.

O que é o chip cerebral da Neuralink?

O chip cerebral da Neuralink é um dispositivo sem fio desenvolvido para ser implantado no cérebro de uma pessoa por meio de uma cirurgia. Esse dispositivo, chamado de Telepathy (Telepatia em inglês), tem o tamanho de uma moeda e contém 64 fios flexíveis que se conectam a diferentes partes do cérebro, captando e transmitindo sinais elétricos dos neurônios.

Com esse chip, a empresa tem como objetivo permitir que uma pessoa possa controlar dispositivos como celulares, computadores, próteses e até carros apenas com o pensamento. Além disso, o chip também visa ajudar a tratar pacientes com doenças graves como paralisia, esclerose lateral amiotrófica (ELA), epilepsia, Alzheimer, Parkinson dentre outras.

Como funciona o chip cerebral da Neuralink?

O chip cerebral da Neuralink funciona por meio de um aplicativo que decodifica os sinais cerebrais captados e enviados por ele. Com esse dispositivo do tamanho de uma moeda, a empresa tem por objetivo possibilitar que uma pessoa controle dispositivos apenas com o pensamento. No entanto isso ainda levará meses até que o paciente se adapte e recupere da cirurgia.

O chip da Neuralink utiliza 1024 eletrodos distribuídos em 64 fios mais finos que um fio de cabelo para captar as atividades cerebrais. Entretanto esses sinais são transmitidos sem fio ao aplicativo que fará a decodificação desses sinais. Dado sua precisão e espessura desses fios, o chip foi implantado por um robô.

Robô cirúrgico da Neuralink, utilizado na implantação do seu Chip cerebral.  Imagem divulgação: Neuralink.
Robô cirúrgico da Neuralink, utilizado na implantação do seu Chip cerebral. Imagem divulgação: Neuralink.

O dispositivo ainda conta com bateria própria. Além disso, um carregador por indução pode carregar sem fio essa bateria. A bateria tem uma autonomia de cerca de 12 horas, dependendo do uso.

Projeto ambicioso e grandes desafios

Embora a realização desse implante tenha causado grandes expectativas, a empresa de Elon Musk não é a única a fazer isso. Desde a fundação de sua startup em 2016, surgiram outras empresas com o mesmo propósito. Uma delas é a Synchron que, com seu dispositivo, permitiu que pacientes navegasse pela internet e realizasse compras online. A Neuralink é bastante conhecida graças ao perfil influente de seu fundador, Elon Musk, bem conhecido por suas outras empresas como a Tesla.

O chip cerebral da Neuralink é um projeto ambicioso que pretende conectar o cérebro humano a diversos dispositivos, oferecendo novas possibilidades para as pessoas. No entanto, o chip também envolve riscos e desafios que precisam ser considerados e discutidos. Por enquanto, a equipe estará testando o chip, e há muitos aspectos a avaliar antes de comercializá-lo amplamente.

Fonte: Reuters, Wired, G1, Neuralink.

Siga nossas redes sociais!