Muita gente não sabe, mas é possível adicionar rotinas personalizadas utilizando detecção de pessoas com alguns dispositivos com Alexa. Com essa função você pode criar automações de casa inteligente, simplesmente com a presença ou não de pessoas em um ambiente. Nesta postagem eu vou te mostrar como criar uma rotina como essa, bem como apresentar uma ideia como sugestão. Confira!
Antes de tudo, se você está aqui é porque se interessa por assuntos de automação residencial. Provavelmente você já deve ter algo em andamento ou apenas está começando seu projeto de casa inteligente. Nesse sentido, aproveite para mais dicas e ideias em nossas matérias. Clique aqui para ver outras postagens.
O que é necessário para criar essa rotina?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem todos os dispositivos da linha Echo da Amazon, possuem essa funcionalidade. Mesmo que você possa utilizar algum modelo de sensor de movimento disponível no mercado, nessa postagem vamos focar especialmente na função embarcada do dispositivo com Alexa. De acordo com a Amazon, até a publicação desta postagem, os dispositivos compatíveis com essa função são:
Uma coisa que chama a atenção é que, na página de especificação do produto, não há nenhuma menção da presença dessa funcionalidade. Entretanto, na página de Ajuda e Serviço de atendimento ao cliente, há a informação dos dois modelos e geração mínima em que a função está presente. É uma pena que o Echo Studio, o modelo mais robusto da linha de smart speakers da Amazon, não tem essa função. Se você não sabe de qual dispositivo estou falando, então conheça o Amazon Echo Studio, um som de peso com Alexa.
Como funciona a detecção de movimento dos dispositivos Echo
Conforme especificação da fabricante, a detecção de movimento utiliza a tecnologia de ultrassom para identificar a presença de pessoas em um cômodo. O recurso faz com que os dispositivos compatíveis emitam ultrassom e, com ajuda dos microfones, tenham a capacidade de detectar movimentos próximos a eles. Com essa funcionalidade, podemos ativar rotinas que utilizarão a função de detecção de pessoas da Alexa para disparar algum comportamento, como controlar a iluminação por exemplo.
A detecção de movimentos abre um leque de possibilidades para controle de dispositivos de casa inteligente. Entretanto, como afirma a Amazon, ela foi projetada para identificar movimentos maiores, como caminhar. Dessa forma, movimentos pequenos como aceno com as mãos, balançar de pernas ou simplesmente sentar-se, podem não ser detectados.
Outra informação importante é que a emissão de ultrassom pelo dispositivo, é imperceptível pelos humanos. Mantendo o controle de privacidade a Amazon informa que, nesse processo, nenhum áudio é enviado para a nuvem, somente um sinal de ativação.
Quais rotinas posso criar com detecção de pessoas da Alexa
Já posso adiantar que as possibilidades são várias, porém um pouco específicas. Embora seja uma função para detectar a presença de pessoas, ela não é bem um sensor de movimento, já que leva algum tempo até que o processamento seja feito.
Mas, como prometido, aqui vou dar uma ideia de uma rotina simples e que vale muito a pena criar, caso você já tenha algum dos dispositivos acima. Aproveite e veja também 2 rotinas personalizadas que não podem faltar na sua Alexa.
Para configurar essa rotina é muito simples. No entanto você precisa realizar o processo no aplicativo Alexa para seu smartphone, disponível tanto para Android como para iOS. Sendo assim:
- Abra o aplicativo Alexa e toque no menu ‘Mais’;
- Agora toque em ‘Rotinas’ no menu que acabou de aparecer;
- Em seguida você deve tocar no botão ‘+’ no canto superior direito da tela;
- Na tela seguinte, no card ‘QUANDO‘, toque em ‘Adicionar um evento‘;
- Logo depois, toque em ‘Casa Inteligente‘ e escolha o seu dispositivo Echo Dot compatível;
- Na tela seguinte, aparecerá a descrição da função de detecção de pessoas, bem como as opções de funcionamento para quando: 1 – Pessoas foram detectadas e 2 – Pessoas não são detectadas. Aqui tem um ponto importante: a opção a ser escolhida dependerá do tipo de automação que você deseja fazer. Neste exemplo, vamos supor que você deseje que as luzes do ambiente em que está seu dispositivo, sejam apagadas quando ninguém mais estiver por perto. Nesse caso, escolha a opção 2 – Pessoas não são detectadas e toque em avançar;
- Agora é hora de escolher uma ação a ser executada. Toque no botão ‘Adicionar ação‘, em seguida em ‘Casa Inteligente‘ e escolha seus dispositivos de iluminação;
- Por fim, escolha a opção ‘Desativado‘.
Como irá se comportar essa rotina?
No tópico anterior, nós criamos uma rotina que apaga as luzes (opção ‘Desativado’) quando a Alexa ficar algum tempo sem detectar pessoas no ambiente. Assim, se você criou a rotina para apagar as luzes do seu quarto, a assistente irá disparar essa automação quando não detectar mais a presença de pessoas próximo ao dispositivo.
Embora tenha utilizado o exemplo da iluminação, você pode criar uma rotina para controlar outros dispositivo ou um conjunto deles. Você pode criar rotina para ativar o resumo de notícias, acender luzes, ligar o ar condicionado, tocar músicas e muito mais, sempre que o dispositivo detectar ou não a presença de pessoas.
Nesta postagem aprendemos a criar uma rotina personalizada utilizando a função de Detecção de pessoas dos dispositivos smart speakers que utilizam tecnologia de ultrassom. Entretanto, os dispositivos da linha Echo Show, também possuem uma função semelhante, mas que utilizam as câmeras do dispositivo. Essa função seria a Detecção de movimento e seu disparo é quase imediato. O passo a passo para a configuração de uma rotina com essa função é a mesma para as caixas inteligentes compatíveis.
Os dispositivos com tela que possuem detecção de movimentos são:
- Echo Show 15;
- Echo Show 10 (3ª Geração);
- Echo Show 8 (2ª Geração);
- Echo Show 5 (3ª Geração);
- Echo Show 5 (2ª Geração);
Então é isso! Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos. Ah, não deixe de seguir nossas redes sociais clicando nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Suporte Amazon.