Criptomoedas: PancakeSwap não conecta na BNB Chain Wallet

PancakeSwap e BNB Smart Chain. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

Já deve ter um certo tempo que a PancakeSwap não conecta mais na carteira de criptomoedas BNB Chain Wallet. E eu só fui descobrir isso recentemente, quando tentei ver como estava o andamento de uma parte de minhas criptomoedas que estão em stake. Se isso também aconteceu com você, fique neste post que vou te explicar o que fazer para recuperar suas moedas na plataforma.

A PancakeSwap (CAKE) é uma das plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) mais conhecidas do mundo. Ela vai além de ser apenas uma exchange de criptomoedas, oferecendo diversos produtos financeiros do mundo cripto, como staking, farming, NFTs e outros. O termo descentralizado é para distinguir que a plataforma opera sem nenhum agente centralizador.

Lançada em setembro de 2020, rapidamente ela se tornou uma das maiores e mais populares DEXs no ecossistema das finanças descentralizadas (DeFi). Na PancakeSwap, os usuários investidores de criptoativos, utilizam a plataforma para realizar trocas (swap) de tokens, sem a necessidade de uma autoridade central ou intermediário.

Funções e recursos da plataforma PancakeSwap

Antes de tudo, é importante lembrar que a PancakeSwap não é nenhuma instituição financeira convencional que oferece empréstimos ou algo do tipo. A plataforma opera única e exclusivamente com criptoativos, que são moedas virtuais criadas em redes blockchain. Isso inclui o CAKE, o token nativo da PancakeSwap.

Dentre as funcionalidades e propósitos da plataforma, podemos destacar:

  • Troca de tokens: para que os usuários façam troca (swap) de tokens;
  • Liquidez: onde os usuários fornecem liquidez depositando pares de tokens e em troca, recebem tokens de provedor de liquidez;
  • Farming (Agricultura de Rendimento): onde usuários podem ganhar recompensas na forma de CAKE ao fornecer liquidez e apostar seus tokens;
  • Staking: uma maneira de ganhar recompensas passivas, ganhando mais CAKE ou outros tokens de projetos parceiros.

A plataforma ainda oferece outras possibilidades como loterias e mercado NFT´s. Além disso, devido à utilização da rede Binance Smart Chain, as transações na PancakeSwap são significativamente mais baratas comparadas a outras DEXs que operam na rede Ethereum.

Moedas com símbolo do Bitcoin. Imagem criada por IA.
Moedas com símbolo do Bitcoin. Imagem criada por IA.

Problemas ao conectar a PancakeSwap na carteira BNB Chain Wallet

Para utilizar a plataforma de troca de moedas digitais, primeiramente o usuário deve conectar sua carteira de criptos através da opção “Connect Wallet“. A plataforma oferece suporte a vários tipos de carteiras, dentre elas a Metamax e Trust Wallet, duas das mais conhecidas no mercado.

Outra carteira que a plataforma oferecia suporte era a BNB Chain Wallet. A Binance Chain Wallet, ou BNB Chain Wallet é a carteira oficial de criptomoedas da Binance, uma das maiores exchange de criptoativos do mundo. Com ela podemos armazenar várias criptomoedas com segurança, podendo conectar-se a inúmeros projetos em diferentes blockchains.

Acontece que a própria Binance anunciou que não oferecerá mais suporte para sua carteira. Em uma página de suporte, ela comunicou que a carteira entrará em modo de manutenção. Ou seja, embora os usuários possam utilizá-la normalmente, ela não oferecerá mais atualizações para melhorias e novos recursos. Do mesmo modo, ela orienta que seus usuários passam a utilizar Trust Wallet e que todos os novos recursos e melhorias serão lançados para essa nova plataforma.

Como recuperar as moedas da PancakeSwap sem a carteira BNB

Antes de tudo calma, você não perdeu suas moedas! Se você utilizava a plataforma conectando sua carteira BNB Chain Wallet, agora você não encontrara mais essa opção. Sendo assim, tudo o que você precisa fazer é migrar para a Trust Wallet, para então conectar a Trust Wallet na PancakeSwap.

Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Baixe a extensão da Trust Wallet para seu navegador Google Chrome;
  2. Após instalação e execução, temos a opção de criar uma nova carteira ou importar uma existente. Escolha a opção correspondente para importar uma carteira;
  3. Em seguida, o sistema irá solicitar a criação de uma senha para a carteira. Crie uma senha segura respeitando os requisitos mostrados em tela;
  4. Logo depois de criar a nova senha, é hora de inserir a frase secreta. A frase secreta é aquele conjunto de palavras que você recebeu ao criar a sua carteira na BNB Chain Wallet, totalizando 12 palavras. Insira as palavras na ordem correta e prossiga;
  5. Pronto! Agora que já está finalizado, você verá seus ativos caso você tenha algum em carteira.
Importando carteira de criptomoedas para Trust Wallet. Imagem: Trust Wallet.
Importando carteira de criptomoedas para Trust Wallet. Imagem: Trust Wallet.

Agora que você já fez a migração da carteira BNB Chain Wallet para a carteira Trust Wallet, basta acessar o site da PancakeSwap e clicar na opção Connect Wallet para conectar sua carteira. Em seguida, escolha a opção Trust Wallet e insira sua senha. Logo depois de conectada, você verá todos os seus ativos que estão em pools, staking e farms dentro da plataforma.

Por fim, agora você poderá realizar tranquilamente as transações desejadas dentro da plataforma PancakeSwap e recuperar seus ativos que antes você transacionava pela carteira BNB Chain Wallet.

Aproveite para compartilhar por aí e seguir nossas redes sociais. Até breve!