A Google acabou de liberar no Brasil e em outros países a sua ferramenta de IA para o seu buscador. O AI Overview (visões de IA na tradução livre para português) é um recurso do Google que utiliza inteligência artificial para responder pesquisas feitas no buscador. Dessa forma, usuários brasileiros já começarão a perceber algumas mudanças na página de resultados.
A companhia lançou o recurso em maio deste ano no Google I/O, como uma nova forma de apresentar respostas para buscas feitas pelos usuários no serviço. No modelo tradicional, os usuários realizam uma busca e o serviço apresenta uma relação de links para outras páginas baseadas no termo pesquisado. Já no novo modelo, a IA fará um resumo de informações que serão exibidas no topo dos resultados.
O AI Overview inicialmente foi liberado nos EUA e em pouco menos de um mês a companhia desativou recurso por motivo de conteúdos imprecisos. Na ocasião, umas das polêmicas envolvendo a IA do Google, era de sugerir cola como ingrediente em uma receita de pizza. Não demorou muito para que diversos internautas questionassem a integridade do serviço e outros casos surgirem.
A companhia vem correndo contra o tempo para se posicionar na onda da IA, principalmente para concorrer com soluções como da OpenAI, como o ChatGPT. Além disso, a Microsoft se adiantou bastante ao incluir recursos de inteligência artificial no seu buscador, o Bing. Como uma grande investidora da OpenAI, ela logo se beneficiou da capacidade do ChatGPT.
Como funciona o AI Overview do Google
O AI Overview é a proposta do Google para utilizar os recursos do Gemini, sua IA generativa, para gerar respostas mais completas aos seus usuários de busca. O modelo de IA do Google utiliza informações da web para gerar um resumo em linguagem natural, fornecendo respostas mais completas.
Sendo assim, quando o usuário fizer uma pesquisa no Google, o serviço retornará um resumo com a resposta que o usuário espera. Com os recursos de IA, os usuários poderão fazer perguntas mais longas e complexas, graças a o que eles chamado de “raciocínio multietapas” do seu modelo de IA, informou a companhia.
Embora pareça um recurso promissor, especialistas de marketing digital ainda temem os impactos gerados nas receitas oriundas de tráfego digital. A Google se posiciona informando que com o AI Overview, ela tem visto que “as pessoas têm visitado uma maior diversidade de sites” para obter mais ajuda. Os verdadeiros impactos só o tempo mostrará.
Por outro lado, esse novo recurso pode ser encarado como um posicionamento da companhia frente aos rumores de que a OpenAI estaria lançando uma ferramenta de busca baseada no ChatGPT. Mas, esses rumores se confirmaram com a publicação da própria empresa de que um protótipo estaria em fase de testes.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google. Imagem e capa: divulgação Google.