Bing e ChatGPT – Microsoft sai na frente

Teça principal do buscador Bing da Microsoft mostrando uma imagem de fundo com um passarinho

A Microsoft anunciou oficialmente no dia 07 de fevereiro a nova versão do Bing com o uso da mesma tecnologia de Inteligência Artificial do ChatGPT.

É isso mesmo! O anúncio acabou confirmando os rumores iniciais de que a Microsoft estaria planejando utilizar a tecnologia de IA no seu buscador após seu investimento bilionário na OpenAI, responsável pelo ChatGPT.

Com isso a Microsoft tem recursos inovadores para acirrar ainda mais a disputa com seu concorrente, o popular Google, como buscador da internet.

Destaques do evento de fevereiro de 2023 do Bing e do Microsoft Edge. Fonte https://www.youtube.com/@bing

Em outras palavras, a utilização de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial no processamento de linguagem natural, pode representar um momento disruptivo na forma como as informações são buscadas na web.

Após o ChatGPT tomar conta da internet e ser um dos assuntos mais falados no momento, os rumores de que a Microsoft usaria essa tecnologia no Bing acabou por também ser muito bem falado ultimamente.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um robô de chat inteligente criado para imitar uma conversação humana em uma linguagem mais natural possível.

Ele foi criado pela OpenAI, uma empresa especializada que atua no campo de pesquisas de Inteligência Artificial sediada em São Francisco na Califórnia – EUA.

O ChatGPT é o que chamamos de chatbot (robô de chat) mas com recursos super avançados, algo bem próximo ao estado da arte no que diz respeito a processamento de linguagem natural.

Você pode conferir mais sobre ele neste post.

Para que serve o Bing?

O Microsoft Bing ou simplesmente Bing, é uma ferramenta de buscas na internet. Trata-se de um concorrente do famoso Google, o buscador web mais utilizado no mundo.

No Bing podemos fazer buscas na internet da mesma forma que buscamos no seu concorrente. Nele temos recursos de buscas de imagens, vídeos, notícias e termos gerais.

Tela de resultados do buscador da internet Bing.com, mostrando no topo da lista o link para o site Panorama Tecnológico
Tela de resultados de busca do Bing. Imagem – Reprodução

As buscas listam de forma tradicional um ranque de links para páginas da web. Nos resultados também é possível fazer filtros de datas predefinidas ou aplicando um período específico.

Sua barra de buscas também conta com opções para pesquisar usando uma imagem ou usando a voz, o que pode facilitar bastante para quem precisa pesquisar algo específico.

Além do visual atrativo na primeira página, onde é exibida uma imagem aleatória em alta definição, ele conta com temas para personalizar e atender a todo tipo de gostos.

O Bing funciona em qualquer navegador web e pode ser acessado em https://www.bing.com.

O que esperar dos novos recursos do Bing com ChatGPT?

Em primeiro lugar o Google é o buscador mais famoso e utilizado no mundo. Seu poder de buscas na internet se tornou referência na vida das pessoas e isso de certa forma incomoda seus concorrentes.

Por outro lado a Microsoft, que é a gingante de sistemas operacionais para computadores, vem lutando ao longo dos anos nessa disputa por uma maior fatia de usuários para sua ferramenta de busca.

A própria Microsoft diz que os novos recursos do Bing oferecerão respostas mais completas e recursos para refinar melhor as pesquisas, o que pode ser um atrativo para muitos usuários.

Do mesmo modo a parte do chat inteligente integrado à ferramenta oferecerá a capacidade de criar conteúdos para estimular a criatividade, além de respostas mais detalhadas e refinadas para as perguntas dos usuários.

Ainda sim há muito trabalho de refinamento a ser feito. No blog oficial da Microsoft sobre o Bing podemos acompanhar os relatos dos primeiros dias de testes e o que revelou de problemas essa experiência.

Nesse sentido as equipes concluíram que seria necessário limitar o uso nos testes públicos, impondo limites diários para as conversações. Isso porque uma das conclusões foi a de que sessões de bate-papo muito longas poderiam confundir o modelo de bate-papo subjacente.

No entanto esta semana a Microsoft voltou a pronunciar sobre um aumento destas sessões de bate-papo, ressalvando que fará isso com responsabilidade ao longo do tempo.

Além disso novos recursos serão testados e liberados, como a possibilidade de escolher um tom de bate-papo mais preciso para respostas mais curtas e focadas na pesquisa e criativo para respostas longas e tagareladas.

Como acessar os novos recursos do Bing com ChatGPT?

Antes de mais nada, até o momento desta publicação, o novo Bing ainda não foi liberado em sua totalidade. Apesar de já ter sido liberado ao público em geral, é necessário entrar para uma lista de espera.

Para fazer isso basta acessar a página de apresentação dos novos recursos clicando aqui. Em seguida, clicar na opção “Entrar na lista de espera” disponível no centro da página.

Contudo é necessário fazer o login com sua conta Microsoft. Caso ainda não tenha, escolha a opção “Criar nova conta”.

Após o login a página emitirá um aviso de que você receberá um e-mail informando da disponibilidade do acesso quando a lista de espera se esvaziar.

Até o momento desta publicação ainda não tivemos acesso aos novos recursos do Bing com a IA do ChatGPT.

Definitivamente estamos prestes a entrar em uma nova era de buscas na internet. Agregar recursos de Inteligência Artificial a uma ferramenta de buscas já vem sendo feito há alguns, mas agora é diferente.

Neste momento tudo se encaminha para que tenhamos uma ferramenta de chat disponível para ajudar a dar respostas mais completas e contextualizadas para o que buscamos.

O mínimo que podemos esperar nos próximos meses é muita inovação nesse sentido.

Fontes: blogs.bing.com, bing.com