Amazon lança o Rufus, seu assistente de compras

Amazon Rufus, assistente de compras. Imagem divulgação: Amazon

A Amazon lançou hoje o seu assistente de compras Rufus, um assistente conversacional alimentado por Inteligência Artificial. De acordo com a empresa, o Rufus é um assistente de compras treinado no seu extenso catálogo de produtos e avaliações de clientes. Além disso ele também é treinado em perguntas e respostas da comunidade e informações de toda a web.

Segundo a empresa, o Rufus tem o papel de responder perguntas dos clientes sobre produtos e comparações, além de fazer recomendações de compras baseado no contexto conversacional para facilitar a descoberta de produtos. Para isso ele leva em conta a mesma experiência de compra dos clientes regulares.

A partir de pesquisas amplas no início de uma jornada de compras, como “o que considerar ao comprar tênis de corrida?” a comparações como “quais são as diferenças entre tênis de corrida de trilha e de estrada?” a perguntas mais específicas, como “são duráveis?”, Rufus melhora significativamente a facilidade com que os clientes encontram e descobrem os melhores produtos para atender às suas necessidades, integrados perfeitamente à mesma experiência de compra na Amazon que eles usam regularmente.

Disse a Amazon em seu comunicado.

O novo assistente da Amazon utiliza recursos de IA generativa. Assim as conversas com o assistente tendem a ser mais naturais, como se estivéssemos conversando com um ser humano. Recursos de IA generativa alimentam também o ChatGPT, a OpenAI.

Amazon libera Rufus para um grupo de clientes

Embora a Amazon esteja lançado o Rufus hoje, ele ainda está na versão beta para um pequeno grupo de clientes nos EUA. De acordo o anúncio, nas próximas semanas esse grupo vai aumentar progressivamente. Esses clientes utilização o Rufus diretamente no aplicativo Amazon Shopping.

Vídeo divulgação Rufus. Créditos: Amazon

Com o Rufus, os clientes poderão aprender ao que procurar ao comprar determinada categoria de produtos, recebendo informações relevantes para orientá-los nas suas compras. Além disso o clientes poderão pesquisar e descobrir produtos com base em suas atividades, propósitos ou casos mais específicos. Por exemplo: se o cliente perguntar “O que comprar para começar um jardim interno”, o assistente será capaz de sugerir categorias de produtos, desde básicos a mais específicos.

Outro recurso do assistente, será a capacidade de responder a diferença entre dois tipos de produtos. A Amazon exemplifica dizendo que, se o cliente perguntar “qual é a diferença entre brilho labial e óleo labial?” ou “compare cafeteiras gotejantes com cafeteiras”, o Rufus será capaz de encontrar o melhor produto que atenda as suas necessidades.

A Amazon se mostra otimista com o lançamento do Rufus. A empresa tem um ótimo histórico no emprego da tecnologia de IA generativa em seus produtos e serviços. Embora ainda seja cedo para perceber o potencial do aplicativo nas decisões de compra, a ideia parece ser promissora e se mostra útil a primeira vista. Resta saber como será adoção do público consumidor.

Fonte: Amazon. Imagem de capa: Amazon divulgação.

Siga nossas redes sociais!