Com a chegada da temporada de declaração do Imposto de Renda para pessoa física, muitos golpistas começam suas atividades a fim de enganar o cidadão. Nesse sentido é bom ficar atento a algumas dicas de segurança para evitar cair nesses golpes. Vamos conferir algumas delas para evitar cair em ciladas.
Na semana passada a Receita Federal do Brasil liberou o programa para declaração do Imposto de Renda 2024, e com isso iniciou-se o período para envio dessas informações. Confira aqui como baixá-lo para iniciar o seu preenchimento.
Por outro lado, com o período de entrega iniciado, inicia-se também as ações de fraude onde os golpistas tentam aproveitar da situação para atividades maliciosas. O problema é que, mesmo com tanta informação por aí, muitas pessoas ainda acabam caindo no conto desses golpistas.
Com o intuito de orientar o cidadão, a Receita Federal mantém o CTIR Gov – Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo, organismo responsável por alertar e notificar sobre incidentes cibernéticos. Além disso, por meio de publicações ao contribuinte, a Receita Federal também orienta sobre as práticas e cuidados que devemos ter nessa época.
Receita federal emite alerta para falso aplicativo do IRPF
A Receita Federal publicou um alerta informando que criminosos estão induzindo usuários a baixarem aplicativo falso para declaração do Imposto de Renda. Por meio de campanhas falsas, esses criminosos estão agindo de forma a aproveitar alguma fragilidade do contribuinte.
Nesse sentido, a orientação do órgão é que o contribuinte utilize a página oficial da Receita Federal para baixar o aplicativo legítimo de declaração do Imposto de Renda. Nos casos em que o contribuinte opte por declarar no app do smartphone, os links oficiais também estão na página e você confere a seguir:
- Play Store (Android): Acesse aqui;
- iOS (iPhone e iPad): Acesse aqui.
Mais dicas para não cair em golpes do Imposto de Renda
Aproveitando esse momento para falar de segurança cibernética, abaixo seguem mais dicas para evitar cair em golpes, algumas delas bem conhecidas:
- Não utilize buscadores, como o Google, para buscar por aplicativos e programas do Imposto de Renda. Procure baixar o programa na página oficial da Receita Federal. Para os aplicativos móveis, procure pelo link oficial que te leva para a página da loja de aplicativos;
- A Receita Federal não envia e-mails solicitando informações pessoais, contas bancárias, senhas ou qualquer informação a respeito do Imposto de Renda. Comunicados oficiais são emitidos na página oficial;
- Não clique em links de e-mails recebidos em nome da Receita Federal. Caso receba algum, apague-o imediatamente;
- A Receita Federal não envia comunicados em redes sociais como Facebook, Instagram e outros, para solicitar informações de sua declaração. Desconfie de qualquer atitude como essa.
Com esses cuidados, você pode realizar suas declaração do IRPF de forma segura e tranquila, evitando cair em golpes e prejuízos financeiros. Se você acha importante esse assunto, aproveite para compartilhar com seus amigos para que eles também não caiam em golpes por aí.
Fonte: Receita Federal do Brasil.
Siga nossas redes sociais!