A Microsoft anunciou recentemente que está liberando um recurso de integração com inteligência artificial no Bloco de notas (notepad). A novidade vai permitir usar a IA generativa para reescrever trechos de textos no bloco de notas do Windows. Trata-se de mais uma novidade que chega ao aplicativo de edição básica de textos, com vem acontecendo em suas últimas versões.
De acordo com a Microsoft, quando o usuário selecionar parte do texto presente no documento, poderá clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de reescrever. A partir daí o usuário terá opção de reformular frases, ajustar o tom, comprimento ou refinar o texto conforme suas preferências. Além disso, a funcionalidade também estará presente na barra de menu e através do atalho Ctrl + I.
Segundo informações do anúncio, o Bloco do notas vai gerar três opções de texto reescrito para a escolha do usuário. Da mesma forma, o usuário também terá a opção de refinar ainda mais o texto que foi sugerido pela IA, criando assim outras versões. Além de gerar novas versões do texto selecionado, o Bloco de notas ainda manterá registrada as versões anteriores, caso o usuário deseje reverter as alterações.
Quando estará disponível o novo recurso do Bloco de notas do Windows?
A Microsoft informou que o recurso estará disponível em versão de testes do Windows 11 nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. Da mesma forma, usuários assinantes do Microsoft 365 Personal and Family e do Copilot Pro que estão na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Cingapura, Tailândia e Taiwan, também poderão utilizar o recurso por meio de créditos de IA.
Por ser um recurso que está começando a ser lançado, a Microsoft informou que ele não poderá estar disponível para todos os Insiders nos canais Canary e Dev. A Microsoft diz que planeja monitorar o feedback do recurso e ver a reação dos usuários, antes de sua disponibilização geral.
Portanto, teremos que aguardar até que a Microsoft disponibilize para todos. Contudo, a companhia não divulgou uma previsão de quando isso irá ocorrer.
Agora é com você! Compartilhe esse post por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft.