A Carteira do Google (Google Wallet) agora requer que os usuários desbloqueiem seus celulares para realizar qualquer tipo de pagamento. Antes, em alguns países, ainda era possível fazer pagamentos de pequenas quantias sem desbloquear o aparelho.
Em fevereiro, a Google já havia anunciado que cartões de crédito e débito só seriam cobrados após a verificação recente de identidade, como impressão digital ou PIN. Certamente a nova medida de segurança visa prevenir o uso indevido de aparelhos furtados em pagamentos e evitar roubos discretos.
As mudanças são aplicadas automaticamente para usuários com a versão mais recente do aplicativo, sem a necessidade de ação por parte dos usuários. Essas mudanças destacam a importância que o Google está dando para a segurança dos pagamentos, a fim de garantir que apenas o proprietário autorizado do dispositivo possa realizar transações.
O que é a Carteira do Google?
A Carteira do Google (Google Wallet no termo em inglês) é uma carteira digital desenvolvida pela Google. Trata-se de uma plataforma de pagamentos onde é possível adicionar cartões de débito e crédito para realização de pagamentos. Além disso, a plataforma permite o armazenamento de ingressos para shows, cartões de transporte, vales presente e outros. Assim, com a instalação do aplicativo, é possível realizar pagamentos sem ter que sair carregando cartões por aí.
A Google anunciou seu serviço de pagamento em 11 de maio de 2022, na apresentação do Google I/O. Atualmente o aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android, Wear OS e Fitbit OS.
A plataforma ainda ganhou uma atualização recente, onde ingressos de cinema e cartões de embarque recebidos no Gmail, passam a ser exibidos de forma automática. Assim, a praticidade no controle e adição desses recursos, tornam o ecossistema da empresa ainda mais integrado.
Com a Carteira do Google, usuários podem realizar pagamentos por aproximação em estabelecimentos onde o Google Pay é aceito. Contudo, isso não só traz praticidade nas compras, como a possibilidade de controle em um só lugar. Entretanto, pagamentos por aproximação, exigem que o smartphone tenha o recurso de NFC.
Agora que você já sabe das novidades da Carteira do Google, não deixe de compartilhar. Aproveite para seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google, 9to5google. Imagem de capa: Google.