Google está incorporando IA nos resultados das pesquisas

Google + Gemini. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico

A Google está incorporando seus serviços de IA generativa aos resultados de pesquisas no seu buscador. Dessa forma ao pesquisar alguns termos, além da tradicional lista de links, o serviço está exibindo resumos textuais do termo pesquisado. O mesmo já acontece no Bing desde quando a Microsoft incorporou o serviço do ChatGPT.

A empresa anunciou o recurso chamado Search Generative Experience – SGE (Experiência de Pesquisa Gerativa no termo em inglês), no ano passado. Agora em funcionamento para alguns usuários, o recurso utiliza o poder do Gemini, sua IA generativa, para gerar esses resultados.

Uma publicação do Androidauthority, informa que a funcionalidade está restrita a um grupo de usuários nos EUA. No entanto, navegando na internet há poucos dias, me deparei com uma notificação do serviço me pedindo permissão para ativar o recurso. Agora, nas minhas pesquisas no serviço aqui no Brasil, alguns resultados mostram esse resumo. Veja na imagem a seguir um exemplo de pesquisa pelo termo ‘Google’

Geração de Resumo de pesquisas no Google com IA. Imagem: reprodução.
Geração de Resumo de pesquisas no Google com IA. Imagem: reprodução.

Além disso, o resultado ainda traz o botão ‘Ouvir‘, onde é possível reproduzir em áudio o texto gerado pelo resumo. Igualmente o serviço também está exibindo uma caixa de texto para “continuar a conversa” com a IA. Nesta caixa de texto, é possível fazer mais perguntas para novos resultados que são exibidos no mesmo formato.

Caixa de texto para continuar a conversa com IA no resultado de pesquisas do Google. Imagem: reprodução.
Caixa de texto para continuar a conversa com IA no resultado de pesquisas do Google. Imagem: reprodução.

Impacto da IA do Google no tráfego dos sites

Incorporar recursos de IA nos buscadores para otimizar os resultados de pesquisa, representa uma revolução na forma como pesquisamos na internet. Entretanto há preocupações sobre como isso pode afetar sites que dependem do tráfego de SEO, já que os usuários podem encontrar suas respostas diretamente nos resumos da IA e não visitar os sites.

Essa mudança para tornar a SGE uma experiência padrão para seus usuários indica a crescente confiança do Google em sua tecnologia de IA. Mas a empresa destaca que esses resumos só aparecerão quando oferecerem vantagem clara sobre os resultados na forma tradicional.

Siga nossas redes sociais!