Como baixar o programa para declarar o Imposto de Renda 2025

Uma logo da Receita Federal está localizada no lado esquerdo da imagem. A logo é composta por um design geométrico azul com o texto 'Receita Federal' abaixo. Do lado direito, há uma xícara branca de café preto sobre um pires ao lado de um teclado prateado de laptop. O fundo é uma superfície de madeira de cor clara. O texto 'Panorama Tecnológico' é levemente visível no canto inferior direito.

A Receita Federal liberou hoje (17) o programa para a declaração do Imposto de Renda 2025, permitindo que os contribuintes comecem a preparar suas declarações. Conforme noticiado ontem, o período de envio das declarações vai de 17 de março a 30 de maio de 2025.

Este ano a Receita Federal realizou algumas mudanças importantes. O aplicativo “Meu Imposto de Renda” foi substituído pelo novo aplicativo “Receita Federal”, que oferece funcionalidades ampliadas, incluindo declaração do Imposto de Renda, consulta à malha fina, emissão de comprovantes e outros serviços.

Já o processo de preenchimento de declaração no computador continua o mesmo, bastando apenas fazer o download e instalação. Vejamos como fazer o processo com segurança.

Como baixar o programa do IRPF 2025 para computadores

Para baixar o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2025 no seu computador é muito simples. Basta seguir estas etapas:

  • Primeiramente acesse o site oficial da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal/pt-br;
  • Em seguida, localize o card “Programas“na seção ‘Centrais de conteúdo’ e clique sobre ele;
  • Na página seguinte, clique sobre o card “Programas Geradores de Declaração (PGD)“;
  • Agora, na seção ‘Imposto de Renda Pessoa Física’, clique sobre o card “Imposto de Renda DIRPF“;
  • Por fim, clique em “Baixar o Programa” para começar o download;
  • Alternativamente você pode clicar aqui para ir direto à página de download.

Certifique-se de selecionar a versão compatível com o seu sistema operacional (Windows, MacOS, Linux ou Multiplataforma).

Leão Receita Federal. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.
Programa gerador da declaração deve ser baixado no site da Receita Federal.

De acordo com instruções da própria Receita Federal, não é mais necessário instalar ou atualizar a versão do Java, pois ele já vem integrado no programa gerador da declaração. Contudo o mesmo não vale para a versão “multiplataforma”, versão do PGD que vem em um arquivo compactado (zip). Da mesma forma, caso o contribuinte necessite instalar versões anteriores da versão do IRPF 2020, é necessário instalar a versão mais atualizada do Java nesses casos.

Atenção! Cuidados com golpes durante a declaração do IRPF

Durante o período de declaração do Imposto de Renda, é comum que golpistas aproveitem a situação para aplicar fraudes. Nesse sentido, é importante estar atento e tomar devidos cuidados para não cair em armadilhas. Aqui estão alguns cuidados que você deve ter para se proteger:

  • Nunca clique em links ou baixe anexos de e-mails que pareçam suspeitos ou que não sejam provenientes de fontes confiáveis;
  • Utilize sempre o site oficial da Receita Federal para obter informações ou realizar download de programas;
  • Ao acessar o site da Receita Federal, opte por sempre digitar o endereço no navegador. Não digite o nome em ferramentas de buscas como o Google. Esse cuidado evita que você seja redirecionado para um site fraudulento;
  • A Receita Federal nunca pedirá seus dados por telefone, mensagens de SMS ou e-mail. Se você receber esse tipo de solicitação, não responda.
  • Jamais forneça informações como CPF, senha ou dados bancários por telefone ou mensagem;
  • Baixe o programa gerador ou aplicativo diretamente do site oficial da Receita Federal ou das lojas de aplicativos oficiais (Google Play Store ou App Store);

Com essas etapas e cuidados, você estará pronto para começar a preencher sua declaração do Imposto de Renda 2025. Ainda assim, lembre-se de que a declaração pré-preenchida só estará disponível a partir de 1º de abril.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e ajude mais pessoas com esta informação. Ah, não se esqueça de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Receita Federal.