Alguma vez você já imaginou poder utilizar uma plataforma online para restaurar suas fotos? Com o restorephotos.io isso se torna realidade. Com ela você pode utilizar o poder da inteligência artificial para deixar nítida aquela foto ruim. Neste post eu vou te explicar como utilizar esta ferramenta interessante.
Antes de tudo, quem acompanha as matérias aqui do Panorama Tecnológico sabe que um dos assuntos mais falados no mundo da tecnologia é o uso da inteligência artificial. São inúmeras as possibilidades e aplicações que tem surgido com o avanço das técnicas de IA.
Agora vamos ver um recurso que tem chamado bastante atenção: a possibilidade de restaurar fotos com o uso de inteligência artificial. Todo o poder da tecnologia usada para restaurar fotos que não tiveram uma boa qualidade, podendo ficar totalmente nítida com apenas alguns cliques.
Para utilizar o recurso o primeiro passo é acessar o endereço restorephotos.io. Logo na página principal você confere o resultado que o recurso promete através de duas imagens mostrando o antes e o depois da restauração.
Como utilizar o serviço para restaurar fotos?
Para iniciar a restauração você deve clicar no botão “Restore your photos” que fica no centro da página. Note que o site informa com uma mensagem em inglês que é 100% grátis. No entanto você só pode restaurar 5 fotos por dia, como mencionado na página seguinte.
Para garantir o acesso e controlar essa limitação você deve criar uma conta utilizando o login de sua conta no Google. A criação da conta é simples e você só precisa conceder a permissão de acesso nas suas credenciais do Google, não sendo necessário preencher nenhuma informação.
Em seguida, após criar sua conta, tudo o que você precisa fazer é escolher a foto para o processo de restauração e fazer o upload no site. Para isso clique no botão “Upload an image” e indique o local do computador onde sua foto está armazenada. Em seguida aguarde até que a imagem seja carrega e todo o processo de restauração seja feito.
Após o processamento do sistema você verá o resultado da imagem restaurada ao lado da imagem original, de forma que você poderá fazer uma comparação do “antes” e “depois”.
Limitações do serviço
Uma das limitações do serviço, conforme mencionado anteriormente, é a quantidade de imagens por dia que você poderá restaurar. Por isso a necessidade de se criar uma conta na plataforma com a utilização de seu login do Google é indispensável.
Além do mais, vale lembrar que o serviço não faz milagres. Em alguns testes pude comprovar que ele não é capaz de repor partes das imagens que esteja faltando. Por exemplo: se você tiver digitalizada uma foto antiga, daquelas reveladas em que o tempo acabou deteriorando e marcando a fotografia, ele não será capaz de fazer um trabalho de reposição das partes danificadas. No entanto para imagens desfocadas, pixeladas e de baixa qualidade, o serviço mostrou ótimos resultados.
Definitivamente recursos como esse ajuda bastante. Só resta esperar que sua evolução seja ao ponto de recuperar qualquer tipo de foto.
fonte: https://www.restorephotos.io/