Se você deseja elevar sua presença profissional e transmitir uma imagem mais confiável aos seus contatos comerciais, ter uma conta de e-mail profissional é essencial. O Gmail, um dos serviços de e-mail mais populares, oferece a opção de configurar facilmente sua própria conta de e-mail profissional. Neste artigo, vamos mostrar um guia passo a passo para ajudá-lo a configurar sua conta de e-mail profissional no Gmail em apenas 5 minutos. Prepare-se para elevar sua comunicação comercial a um novo patamar!
Antes de mais nada é importante salientar que o que vamos aprender aqui é configurar sua conta de e-mail profissional de outro serviço para ser usado na plataforma do Gmail. Assim você poderá usufruir da qualidade da ferramenta de webmail do Google sem ter que pagar por um plano do GSuite, solução empresarial comercializada pela empresa. Este é um recurso disponbilizado pelo Google, que é a possibilidade de utilizar o webmail do Gmail como cliente de e-mail. Assim você pode criar uma conta no Google utilizando seu próprio endereço de e-mail, como “seunome@seudomínio.com.br” por exemplo.
Mas como é possível utilizar minha conta de e-mail profissional no Gmail?
Em primeiro lugar o Gmail, plataforma de e-mails do Google, é um dos serviços de e-mail mais utilizado em todo o mundo. Isso se deve a vários fatores como interface amigável, número de recursos disponíveis, estabilidade do serviço e outros. Esses fatores fizeram o Gmail cair no gosto popular e muitos usuários utilizam os serviços do Google também para uso profissional.
Além de vários recursos de personalização e da rica integração do ecossistema de serviços e aplicativos que a empresa disponibiliza ao usuário, é possível configurar o Gmail para enviar e receber mensagens de outras contas de e-mail. Isso significa que você pode enviar e receber mensagens de outros provedores de e-mail sem sair da interface do Gmail. Nesse sentido é possível utilizar o webmail do Gmail para enviar e receber mensagens de e-mail da sua conta profissional.
Como configurar o Gmail para enviar e receber e-mails de outras contas
Configurar o Gmail para enviar e receber e-mails de outros serviços é uma tarefa simples. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo, mas antes, saiba que você poderá utilizar sua conta de e-mail do Gmail previamente cadastrada ou criar outra no momento em que for criar uma conta do Google utilizando seu e-mail profissional de outro domínio.
Se você não sabe como cadastrar uma conta no Gmail, clique aqui e confira o passo a passo.
Primeiro passo: Acesse as Configurações do Gmail
- Primeiramente faça login na sua conta do Gmail;
- Em seguida clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da sua caixa de entrada;
- No menu suspenso, clique em “Ver todas as configurações“.
Segundo passo: Adicione sua Conta de E-mail Profissional
- Agora clique na guia “Contas e Importação“;
- Na seção “Verificar o e-mail de outras contas”, clique em “Adicionar outro endereço de e-mail“;
- Abrirá uma janela suspensa para que as informações da conta sejam adicionadas.
Terceiro passo: Inserindo as informaçõs da conta
- Insira um nome e o endereço de e-mail profissional que você deseja configurar;
- Deixe marca a opção “Tratar como um alias”;
- Clique em “Próxima Etapa“;
Quarto passo: Configurando servidor POP
- Informe como nome de usuário o endereço o seu endereço de e-mail profissional e a senha de acesso à conta;
- Em seguida você deverá informar os dados do servidor POP. Essas informações são fornecidas pelo provedor do e-mail que você deseja configurar. Essas informações são o endereço do servidor e a porta;
- Marque as opções das configurações adicionais conforme sua necessidade e clique em “Adicionar conta”.
Quinto passo: Envie e-mails com sua conta profissional
- Após confirmação de que sua conta foi adicionada, marque “Sim“se você deseja enviar e-mails com sua conta profissional como remetente. Você pode alterar essa configuração mais tarde se desejar;
- Em seguida clique em ‘Próxima‘:
Sexto passo: Insira os dados do servidor de envio de e-mails
- Se você marcou sim na tela anterior, agora é hora de inserir os dados do servidor de e-mail SMTP. Essa informação você deve pegar com seu provedor de e-mails;
- Informe como nome de usuário o seu endereço de e-mail;
- Em seguida digite sua senha de acesso à conta profissional;
- Marque o tipo de conexão segura conforme informado pelo seu provedor de e-mails;
- Agora clique em “Adicionar conta“.
Sétimo passo: Verifique sua Conta Profissional
- Acesse sua conta de e-mail profissional e procure pelo e-mail com o código de verificação enviado pelo serviço do Gmail;
- Copie o código de verificação fornecido no e-mail;
- Volte para a janela do Gmail e insira o código de verificação;
- Clique em “Verificar” e aguarde confirmação;
- Se sua conta foi verifica a janela fechará automaticamente. Caso alguma coisa saia errada, clique na opção “Reenviar e-mail”.
Parabéns! Agora você configurou sua conta de e-mail profissional no Gmail em apenas 5 minutos. Aproveite todos os recursos avançados do Gmail, como a organização de pastas, pesquisa eficiente e interface intuitiva, para melhorar sua produtividade e comunicação profissional. Lembre-se de utilizar seu novo endereço de e-mail em suas correspondências comerciais e aproveite os benefícios de transmitir uma imagem mais profissional aos seus contatos. Seja você um empreendedor, freelancer ou profissional corporativo, ter uma conta de e-mail profissional no Gmail é um passo importante para o sucesso nos negócios.
Siga nossas redes sociais!