A Microsoft está lançando uma atualização para o Bloco de Notas no Windows 11, disponível para os Insiders nos canais Canary e Dev, que habilita o corretor ortográfico. Essa atualização marca um avanço significativo no aplicativo, já que ele conta apenas com funções básicas de edição de texto puro.
A nova funcionalidade destaca palavras com erros ortográficos e oferece sugestões de correção, além de correção automática para erros comuns de digitação. Assim, as palavras incorretas são sublinhadas em vermelho da mesma forma que no Microsoft Word, onde é possível corrigir, ignorar ou adicionar ao dicionário. Além disso, a verificação ortográfica no Bloco de Notas suporta vários idiomas e podemos ativar ou desativar a função nas configurações do aplicativo.
A utilização da nova função é bem simples. Quando uma palavra com erro ortográfico é identificada e sublinhada, basta clicar sobre a palavra sublinhada para ver as opções de correção. Da mesma forma, podemos utilizar o atalho Shift + F10 para obtermos o mesmo efeito. Também podemos ignorar a sugestão de correção ou adicionar a palavra ao dicionário.
Melhorias no Bloco de Notas prepara para vários cenários
O funcionamento do corretor ortográfico para o Bloco de Notas virá habilitado por padrão para alguns tipos de arquivo, informa a Microsoft. Entretanto ele estará desativado por padrão para arquivos de log, arquivos de configuração e outros relacionados a códigos. No entanto, o aplicativo permitirá a desativação ou ativação para outros tipos de arquivos ou temporariamente para o arquivo em edição através de opção no menu de contexto. Além disso, a Microsoft melhorou a página de configurações do aplicativo para facilitar a manipulação das opções de ajustes.
De acordo com o anúncio feito nesta última quinta-feira (11), as atualizações já começaram a ser liberadas para alguns desses usuários no seu programa de testes. Ainda não há uma data específica de liberação para os usuários em geral ou nas atualizações oficiais do Windows.
Se você gostou, não deixe de compartilhar. Ah, aproveite para seguir nossas redes sociais clicando nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Microsoft.