Neuralink divulga vídeo de seu primeiro paciente jogando xadrez

Neuralink Xadrez. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico

A Neuralink publicou um vídeo em que mostra seu primeiro paciente humano jogando xadrez em um laptop utilizando apenas o pensamento. O vídeo que mostra o paciente com o nome de Noland Arbaugh, foi retuitado no perfil da empresa na plataforma X (antigo Twitter) e faz parte de uma live transmitida na quarta-feira (20).

Noland Arbaugh é o primeiro paciente da startup responsável pelo desenvolvimento do chip para implante cerebral. O implante ocorreu no final de janeiro deste ano, um procedimento de alta precisão onde foi necessário um robô construído para esse propósito. Confira a matéria completa clicando aqui.

O implante permitiu que Noland Arbaugh também jogasse videogame por oito horas, disse. De acordo com ele, a limitação ficou por conta de aguardá-lo recarregar. Assim, o dispositivo implantado permite que ele controle o cursor e o teclado do computador usando apenas “a força do pensamento.”

Este é o primeiro vídeo publicado após a realização do procedimento e o resultado não deixa de surpreender um pouco. Até o momento, haviam somente declarações do próprio Elon Musk de o paciente se recuperava bem e que já era possível controlar o mouse do computador. Noland Arbaugh tem 29 anos e ficou paralisado abaixo do ombro depois de um acidente de mergulho.

Implante da Neuralink está dando novas possibilidades ao paciente

A startup do bilionário Elon Musk é responsável pelo desenvolvimento do chip implantado no cérebro de Noland Arbaugh. Noland é o primeiro paciente da empresa após receber autorização dos órgãos estadunidenses para os testes clínicos em humanos no ano passado. Entretanto a empresa é alvo de altas críticas que envolvem falta de transparência e como executa seus testes.

Mas no caso do seu primeiro paciente, o implante está dando novas possibilidades para uma pessoa que perdeu os movimentos de seus membros.

“Eu basicamente desisti de jogar aquele jogo”, disse Arbaugh, referindo-se ao jogo Civilization VI, “todos vocês (Neuralink) me deram a capacidade de fazer isso de novo e joguei por 8 horas seguidas”

Agora é aguardar os próximos passos nesses testes, bem como acompanhar a evolução para um futuro que se mostra promissor.

Se você gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos. Ah, aproveite para seguir nossas redes sociais clicando nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Reuters, The Verge.