Um dos atalhos mais icônicos e utilizados no mundo da informática é sem dúvida o ‘Ctrl+C, Ctrl+V’ (lê-se control-c e control-v) usados para copiar e colar respectivamente. Mas você sabia que dá para facilitar ainda mais a sua utilização?
Na computação um atalho é a combinação de teclas do teclado que é utilizada para disparar um comando em algum programa ou no próprio sistema operacional. No Microsoft Windows, sistema operacional mais popular na maioria dos computadores, a combinação é utilizada para copiar e colar arquivos, textos ou qualquer objeto dentro do sistema. Este comando funciona na grande maioria dos programas e aplicativos que rodam nesse sistema operacional, inclusive para copiar e colar informações em diferentes aplicativos entre si.
Este atalho é um dos mais utilizados para facilitar a produtividade nas tarefas realizadas no computador, principalmente para quem está digitando textos como trabalhos escolares, escrevendo um artigo ou até mesmo criando planilhas. Isso se deve ao fato de que a praticidade no uso desse atalho, até mesmo facilitado pelo próprio posicionamento das teclas no teclado, faz com que se economize tempo e consequentemente os resultados de sua produtividade serão maiores, trazendo praticidade na vida de quem está redigindo muitas informações.
Felizmente o Windows traz um recurso que otimiza ainda mais a sua utilização que é chamado Histórico da Área de Transferência. Por padrão esse recurso vem desabilitado, mas para que seja ativado, basta pressionar a tecla do logotipo do Windows + V e uma janela surgirá perguntando se você deseja ativar tal recurso.
Depois de ativado, sempre que você copiar algum texto ou imagem, estes serão adicionados no histórico da área de transferência criando uma espécie de lista dos últimos itens copiados para a memória do computador, evitando que você tenha que copiá-los novamente caso você precise reutilizá-los posteriormente.
Imagine a seguinte situação: você está digitando um texto, um trabalho escolar por exemplo, e de repente você copia um pequeno trecho e cola em um determinado parágrafo. Em seguida você copia uma outra informação. Após algumas páginas digitadas mais adiantes você simplesmente deseja colar a primeira informação copiada. Ao invés de voltar no trecho original e copiar novamente, basta que você acione o histórico de transferência pela tecla do logotipo do Windows + a tecla V. A janela surgirá listando os últimos 25 itens copiados para a memória do computador, bastando apenas que você selecione o que deseja que seja colado no momento.
Você pode ativar a janela que mostra este histórico sempre que precisar e ainda poderá fixar itens que são utilizados com mais frequência para reutilizá-los sempre que necessário. Sem dúvida é “uma mão na roda” para quem busca facilitar o dia a dia nas tarefas de digitação.
Continue navegando para mais dicas e tutoriais.
Gostou? Então compartilhe nas suas redes sociais!
Crédito imagem de capa: Miguel Á. Padriñán