Em breve teremos contas para adolescentes no Instagram

Uma mão segurando um smartphone com a tela de login do Instagram aberta. A tela exibe opções para selecionar o idioma, fazer login e se inscrever usando Facebook, e-mail ou número de telefone. Há também botões para baixar o aplicativo na App Store ou no Google Play. O horário no telefone marca 1:43, e o fundo está desfocado, destacando a tela do smartphone. Foto de Solen Feyissa na Unsplash

O Instagram anunciou recentemente que em breve será possível controlar e criar contas para adolescentes em sua plataforma. De acordo com o anúncio, essa mudança tem objetivo de tranquilizar os pais de adolescentes que acessam a plataforma. Para isso, a empresa está implementando controles para deixar essas contas específicas mais restritas e protegidas.

Assim, as contas de adolescente no Instagram, terão limitações e controles para promover experiências seguras, que eles estão chamando de “proteções integradas automaticamente”. O Instagram informa que adolescentes com menos de 16 anos precisarão de permissão dos pais ou responsável para alterar essas configurações, de forma a deixar o controle menos rigoroso.

Certamente essa reformulação tem o objetivo de garantir maior segurança no uso do aplicativo. A proposta é tranquilizar os pais, assegurando que o tempo dos filhos na rede social seja seguro e produtivo.

Controles adotados nas contas para adolescentes do Instagram

A nova abordagem do Instagram demonstra um esforço claro em colaborar com as famílias, promovendo um ambiente digital mais seguro e consciente para os adolescentes. Dessa forma, as proteções da conta de adolescente serão ativadas por padrão e contam com:

  • Conta privada por padrão: tem o objetivo de garantir que o adolescente tenha que aceitar novos seguidores e impede que não seguidores vejam seus conteúdos;
  • Restrições de mensagens: garante que os adolescentes recebam mensagens somente de pessoas que já estejam conectados (seguidores);
  • Restrições para conteúdo sensível: controla e limita acesso a conteúdo sensível;
  • Limitação na interação: somente seus seguidores poderão marcá-los ou mencioná-los, além de filtros de palavras e frases nos comentários;
  • Limites de tempo de uso: as contas para adolescentes no Instagram receberão notificações para fechar o aplicativo após 60 minutos por dia;
  • Modo de descanso: um modo de descanso estará ativo entre 22h e 7h, silenciando notificações durante o período noturno.
A imagem mostra dois smartphones apresentando as novas restrições de conta de adolescente no Instagram. Imagem: Instagram divulgação.
Instagram terá conta para adolescentes com restrições de segurança. Imagem: Instagram divulgação.

Além das implementações acima, o aplicativo permitirá que os usuários com menos de 16 anos solicitem permissões dos pais, para ajustar essas configurações. Para isso, será necessário configurar um modo de supervisão dos pais no aplicativo. Da mesma forma, essa mesma supervisão também poderá ser ativada para maiores de 16 anos, caso seja de vontade dos pais.

Exposição a conteúdos adultos

As mudanças nas contas para adolescentes do Instagram é uma iniciativa que busca atender à crescente preocupação com a exposição de jovens a conteúdos inadequados e interações não seguras no ambiente digital. Com isso, o objetivo principal é criar uma experiência online mais controlada e saudável, ao mesmo tempo em que mantém o adolescente conectado e engajado. Além disso, a medida representa um passo importante do da rede social em oferecer uma plataforma mais segura para todas as idades.

Diante disso, o Instagram também estará promovendo mudanças no recurso de supervisão, ao passo que será possível que os pais:

  • definam tempo limite de uso do aplicativo por dia, sendo que se esse limite for atingido, o adolescente não poderá mais abrir o app;
  • saibam com quem seus filhos conversaram nos últimos 7 dias (sem acesso ao conteúdo das mensagens);
  • bloqueiem o acesso do adolescente ao aplicativo em períodos ou horários específicos;
  • vejam os tópicos que seus filhos estão vendo, baseado em seus interesses.

Essas mudanças no Instagram para adolescentes não só ajudarão os pais controlarem os acessos, mas também atuam para garantir que os adolescentes vejam conteúdo apropriado para a sua idade.

A imagem mostra dois smartphones apresentando opções de controle e gerenciamento de tempo de acesso para contas de adolescentes. Imagem: Instagram divulgação.
Gerenciamento de tempo em contas para adolescentes no Instagram. Imagem: Instagram divulgação.

E se o adolescente mentir sua idade?

Atualmente, para terem acesso ao aplicativo do Instagram, muitos adolescentes mentem suas idades durante o cadastro. Contudo, o Instagram também pensou em uma solução para contornar esse problema e garantir que as regras de contas para adolescentes sejam aplicadas de forma apropriada.

Para isso, o Instagram informou que está desenvolvendo tecnologia para encontrar contas que pertencem a esses adolescentes. Assim, ao detectar essas contas, elas serão automaticamente ajustadas nas configurações apropriadas para sua idade. Além disso, a plataforma passou a exigir a verificação de idade em mais locais.

Com essas mudanças, o Instagram se posiciona como uma plataforma que valoriza a segurança e o bem-estar dos adolescentes, apoiando a preocupação dos pais sobre a experiência online de seus filhos. Afinal, as novas implementações já estão sendo aplicadas para novos cadastros. Para contas já ativas, os adolescentes receberão notificações para essa mudanças.

Por fim, o plano do Instagram é implementar em até 60 dias para alguns países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e outros. Para demais localidades, as mudanças chegarão em janeiro.

Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!

Fonte: Instagram. Imagem de capa: Solen Feyissa / Unsplash