Em breve, Windows 11 terá compactação de arquivos em TAR e 7z

Logotipo do Windows com os ícones de arquivos TAR, Zip e 7z. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico.

O Windows 11 está prestes a receber uma atualização significativa que promete facilitar a vida dos usuários: a capacidade de compactar arquivos nos formatos TAR e 7z diretamente do sistema operacional. Pelo menos é o que sugere a informação postada pelo usuário PhantomOfEarth no seu perfil do X (antigo Twitter), que destacou a inclusão desse recurso em compilações mais antigas do Windows 11.

De acordo com a publicação, a compactação nativa de arquivos 7z e TAR já está totalmente funcional na versão Beta 22635.3566 do sistema operacional. No vídeo é possível ver a demonstração da funcionalidade quando ele clica sobre um arquivo para escolher a função de compactar e é sugerida as duas extensões.

Contudo, ele destaca que a função vem desabilitada por padrão e que ativou o recurso através do aplicativo Vivetool. Essa ferramenta, permite os usuários acessar funcionalidades ainda não lançadas do sistema.

Compactação de arquivos em TAR e 7z no Windows 11 pode chegar mais cedo

De acordo com informações do Windows latest, a Microsoft já planejava lançar essa funcionalidade na atualização 24H2 do Windows 11 prevista ainda para este ano. Contudo, o recurso foi portado para as versões 22H2 e 23H2, dando a entender que muito em breve estará disponível para o público em geral.

Menu de contexto para compactação de arquivos em ZIP e 7z. Imagem: Windows Latest.
Menu de contexto para compactação de arquivos em TAR e 7z. Imagem: Windows Latest.

Embora a função de compactação nativa esteja atualmente disponível apenas para testadores, sua presença nas edições 22H2 e 23H2 do Windows 11 indica que os usuários não precisarão esperar pela grande atualização anual para desfrutar desse recurso. Certamente, isso representa um passo importante para a Microsoft, que continua a aprimorar a usabilidade e eficiência do Windows 11.

Agora curta essa experiência tecnológica conosco! Compartilhe este post e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos incríveis sobre o mundo da tecnologia. Juntos, vamos explorar o futuro digital!

Fonte: Windows Latest, X(@PhantomOfEarth)