A Google anunciou recentemente a versão 2.0 do Gemini que traz geração nativa de imagens e áudio, além de estar preparada para agentes de IA. O lançamento marca a chegada do Gemini 2.0 Flash, o que ela chama de “primeiro modelo da família de modelos Gemini 2.0”.
De acordo com o anúncio, esse novo modelo é mais robusto, mais ágil e o mais eficiente modelo que a empresa já lançou. Ele foi projetado para ter baixa latência e oferecer alto desempenho em larga escala. Além disso, a empresa diz que está explorando novas fronteiras na pesquisa de agentes inteligentes de IA, aproveitando as capacidades multimodais do Gemini.
Outro ponto importante na divulgação, é o uso integrado de ferramentas que abre caminho para agentes de IA mais sofisticados. Com isso a empresa diz que se aproxima de seu objetivo de criar um assistente universal.
O treinamento do modelo do Gemini 2.0, contou com hardware personalizado e TPU´s Trillium de sexta geração, informou a empresa. Os TPU´s são chips de processamento que oferecem alto desempenho e suportam altas cargas de trabalho, desenvolvidos pelo Google para acelerar o processamento de aprendizado de máquina. As TPUs são projetadas para realizar operações em grande escala de forma mais eficiente do que as CPUs e GPUs.
Gemini 2.0 Flash acessível a todos os usuários
Ao anunciar o novo lançamento, a Google disponibilizou o Gemini Flash 2.0 para todos os usuários e com acesso imediato. Sendo assim, basta acessar a plataforma e ajustar a opção no menu superior à esquerda, para começar a utilizá-lo. Contudo, essa nova versão estará disponível em breve também para o aplicativo de smartphones.
Ainda assim, por ser ainda uma versão prévia, a Google alerta que o modelo pode não funcionar como esperado.
A nova versão do Gemini 2.0 Flash oferece melhor desempenho em relação ao seu antecessor 1.5 Flash. A Google diz que, em muitos casos ele supera o 1.5 Pro em termos de desempenho. Além disso, ele conta com entradas e saídas multimodais, como imagens, vídeos e áudio.
Vale ressaltar que a Google já havia compartilhado essa nova versão com desenvolvedores e recebeu retornos positivos, informou em seu comunicado.
Agora é com você! Compartilhe esse conteúdo por aí e não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google. Imagem de capa: divulgação/Google.