Google Bard agora em 180 países

Imagem da conferência Google I/O onde é apresentado novidades do Google Bard

No dia 10 de maio aconteceu o Google I/O 2023, uma conferência em São Francisco Califórnia nos EUA, organizada pela Google e direcionada a programadores. Dentre as novidades, uma das mais comentadas foi o lançamento do Google Bard, concorrente do ChatGPT, em mais de 180 países. Neste post vamos conferir essas novidades.

Antes de tudo, sabemos que a tecnologia está em constante evolução e a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel fundamental nesse avanço. E com o surgimento do ChatGPT, as gigantes não querem ficar de fora da popularização desse tipo de ferramenta. Nesse sentido a Google tem trabalhado forte para desbancar o rival ChatGPT, lançado em novembro de 2022, e que virou o assunto do momento quando se fala em ferramentas de IA.

No evento que ocorreu na semana passada, a Google anunciou a disponibilização do Google Bard em mais de 180 países. Infelizmente nesta lista não consta o Brasil. Além disso o sistema teve grandes melhorias, mas ainda limitado ao idioma em inglês.

Google Bard agora programa em mais de 20 linguagens

Uma das novidades do Google Bard é que ele agora suporta mais de 20 linguagens de programação. Como resultado isso vai garantir uma experiência diferenciada para desenvolvedores, incluindo a possibilidade de exportar esses códigos.

Conferência Google I/O apresentando recursos de programação no Google Bard, com informação de capacidade em mais de 20 linguagens.
Conferência Google I/O 2023. Fonte Youtube.com/Google

Para quem não sabe, a capacidade desses chatbots em criar trechos de códigos de programação ajudam desenvolvedores a descobrir erros e otimizar o tempo de desenvolvimento. Isso inclusive vale na criação de ideias.

Novidades relacionadas a pesquisa e imagens

Que o Google é o número um em buscas na internet, isso não é novidade pra ninguém. A gigante de pesquisas está deixando sua ferramenta de chatbot mais parecida com seu serviço de busca. O robô agora exibe imagens e descrições em maior nível de detalhe, aumentando a experiência de quem está utilizando a ferramenta. Além disso a integração com outros serviços da empresa, como Docs e Gmail, é algo que está sendo aprimorado a cada momento.

Conferência Google I/O 2023. Fonte Youtube.com/Google
Conferência Google I/O 2023. Fonte Youtube.com/Google

Outra novidade anunciada foi uma colaboração com a ferramenta da Adobe, a plataforma Firefly. Com isso o Bard ganha a possibilidade de criar imagens através de prompts, semelhante a serviços como Microsoft Image Creator e o Midjourney. Apesar das novidades a empresa reconhece que ainda há muito a ser feito com o Bard.

Sem dúvidas existe uma grande expectativa por trás do Bard. Ter uma ferramenta com a capacidade do ChatGPT aliada aos serviços que o Google já entrega, será algo inovador. Por fim só resta esperar para ver do que o concorrente do ChatGPT será capaz.