O que esperar da inteligência artificial Amazon para Alexa

Interior de uma bela casa como fundo e na frente um vetor de um balão de diálogo com uma lâmpada em formato de cérebro, desejado e expressando uma ideia. No balão ao lado, dispositovos echo da Amazon.

A Amazon também entrou na onda das IA´s generativas. Isso porque no mês passado ela anunciou que irá adotar a mesma tecnologia do ChatGPT em sua linha de dispositivos com Alexa. Nesta postagem vamos conferir o que esperar da inteligência artificial Amazon com seus dispositivos com Alexa.

Já faz algum tempo que a Alexa está presente em vários lares por aí. No entanto suas funcionalidades, apesar de inteligentes, são limitadas quando se fala em linguagem natural. Apesar de simpática, sua voz ainda soa com um tom robótico e seus comandos parecem… ensaiados. Isso não é uma crítica ao serviço, pois a tecnologia por trás da Alexa é algo bem arquitetado. Com sua capacidade atual e dispositivos disponíveis no mercado, podemos transformar nossa casa e casa inteligente. Inclusive aqui você confere 5 dicas para sua casa inteligente com Alexa.

Mas a partir de agora a coisa vai mudar. Com o recente anúncio da Amazon, a Alexa ficará ainda mais inteligente com a IA generativa, a mesma do ChatGPT. Imagine conversar de forma mais natural com a Alexa, assemelhando a uma conversa humana. Isso é o que tende a acontecer agora.

O que muda na Alexa com a inteligência artificial Amazon?

Antes de mais nada é bom termos em mente que a Alexa é um serviço, uma funcionalidade executada nos servidores da Amazon e que é reproduzida nos dispositivos da empresa. Com essa nova atualização você não vai precisar trocar seus dispositivos atuais. Por outro lado sua utilização será mais natural.

Na prática, ao interagir com a Alexa, você vai poder perguntar de forma mais natural e receber retornos mais completos. Por exemplo: imagine que você quer pedir para Alexa desligar a luz da sala e, ao mesmo tempo, que ela inicie uma playlist no Amazon Music. Com a versão atual, para cada comando, você tem que usar a palavra de ativação. Isso quer dizer que, ela executa um comando de cada vez. Primeiro você diz: “Alexa, apague a luz da sala” e ela apaga. Em seguida, você tem que dizer: “Alexa, toque minha playlist” e ela começa a tocar. Se quisermos executar mais de uma funcionalidade com apenas um comando, a opção que temos é criar rotinas.

Além disso a Alexa será capaz de criar conteúdos com uma riqueza de detalhes maior. Quem utiliza ou já utilizou o ChatGPT sabe da capacidade da ferramenta em criar conteúdos em texto, avaliar sentenças e estruturar ideias. O que teremos agora é algo que, até o momento da edição desta postagem, ainda não se tem, é algo parecido como um “ChatGPT que fala”. Ou seja, a tendência é que nossa interação com ela seja de forma mais natural, como se fosse de humano para humano. Até para conta uma piada, sua naturalidade será ainda mais surpreendente.

Um novo jeito de usar

Com uma Alexa mais inteligente, teremos algo surpreendente e até então inimaginável alguns anos atras. Toda essa mudança trará fluidez nos comandos e respostas, a capacidade de criar e contar histórias, conversar de forma aleatória e ilimitada. Do mesmo modo ela será capaz de receber comandos distintos de uma só vez, responder de forma mais contextualizada. Por exemplo: ao dizer “Alexa, está fazendo muito calor e a claridade da luz está me incomodando” ela poderá retornar comando para ligar o ar condicionado e regular a intensidade da luz. Ou poderemos perguntar para ela que tipo de receita dá para fazer com uma lista de ingredientes que temos no armário.

Com um novo jeito de usar os dispositivos da Amzon com Alexa, nossas rotinas diárias serão automatizadas de forma mais natura. Só resta agora aguardar o lançamento da funcionalidade aqui no Brasil e começarmos a explorar a sua capacidade.

Siga nossas redes sociais!