Microsoft Bing atinge 140 milhões de usuários diários

Microsoft Bing mais Copilot. Imagem: ilustração Panorama Tecnológico

A Microsoft anunciou recentemente os resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2024. O serviço de busca da empresa, o Microsoft Bing, está prosperando mais do que nunca atingindo uma média diária de 140 milhões de usuários, conforme anúncio. Esse crescimento representa um aumento de 40% de seus usuários.

O sucesso do Bing foi impulsionado principalmente pela introdução do Copilot, sua ferramenta de IA, que ocorreu no ano passado. Desde então, o número de usuários diários do Bing aumentou consideravelmente, ultrapassando 100 milhões em março de 2023. Inicialmente o serviço era conhecido como “Bing Chat IA”, mas foi renomeado para Copilot unificando a experiência de IA tanto no mecanismo de busca Bing quanto nos sistemas operacionais Windows 11 e 10 da Microsoft. Além disso, a Microsoft lançou os aplicativos móveis para Android e iOS com objetivo de aumentar ainda mais essa experiência.

O Copilot é a aposta da Microsoft no mercado de Inteligência Artificial Generativa. O serviço é fruto de uma parceria com a OpenAI, onde a Microsoft é uma de suas maiores investidoras. Depois do lançamento estrondoso do ChatGPT, a empresa firmou parceria para incluir os recursos da IA no seu serviço de busca na web.

Durante a teleconferência de resultados, o CEO da Microsoft Satya Nadella, compartilhou informações adicionais sobre o sucesso do Copilot. Ele revelou que os aplicativos móveis do Copilot viram um aumento significativo no número de downloads após um anúncio durante o Super Bowl. Além disso, o Copilot foi integrado à plataforma de anúncios da Microsoft, permitindo que os profissionais de marketing utilizem a IA para gerar recomendações para imagens, títulos e descrições de produtos.

Além do Bing, a Microsoft revelou ótimos resultados em outras áreas

Ainda em sua apresentação, Nadela destacou um aumento na participação do Azure, a solução de serviços de computação em nuvem (cloud) da Microsoft. Segundo ele, o Azure voltou a ter participação na medida que seus clientes criam suas próprias soluções de IA. Isso também se deve ao fato de a empresa oferecer uma diversificação de novos recursos, incluindo aceleradores NVIDIA e AMD, disse ele.

Da mesma forma, o CEO da Microsoft destacou que a inovação da empresa em IA se baseia em sua parceria estratégica junto com a OpenAI, a criadora do ChatGPT. Ele informou que mais de 65% das empresas Fortune 500 agora utilizam a solução Azure OpenAI Service. De acordo com o CEO, o número de clientes de IA no Azure vem crescendo continuamente, sendo também percebida uma aceleração nas receitas vindas das migrações para a plataforma Azure.

Esses avanços na nuvem e na IA não apenas impulsionaram o sucesso do Bing, mas também contribuíram para os resultados financeiros da Microsoft no terceiro trimestre de seu ano fiscal. A receita total da empresa aumentou 17% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 61 bilhões, com US$ 35,1 bilhões provenientes da receita de nuvem.

Os resultados apresentados mostram um crescimento da Microsoft se consolidando cada vez mais no mercado de IA, com grande destaque em sua solução em nuvem. Além disso, o crescimento do Bing pode significar uma mudança de hábito em grande parte dos usuários da web. Embora o buscador do Google mantém sua hegemonia de serviço de busca mais utilizado, no futuro será que isso pode mudar?

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Fonte: Microsoft, The Verge, MSPowerUser.