Neuralink: Primeiro paciente já controla mouse com o pensamento

Neuralink - Ilustração: Panorama Tecnológico

O primeiro paciente da Neuralink, que teve um chip implantado no cérebro pela empresa, já consegue controlar um mouse de computador com o pensamento. A declaração foi feita pelo próprio Elon Musk, fundador da startup, em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

De acordo com informações da Reuters, Musk informou que o paciente parece se recuperado bem e sem efeitos nocivos.

O progresso é bom e o paciente parece ter se recuperado totalmente, sem quaisquer efeitos nocivos que tenhamos conhecimento. O paciente é capaz de mover o mouse pela tela apenas pensando”, disse Musk em um evento do Spaces nas redes sociais. plataforma X.

Musk disse ainda que a empresa agora tenta fazer com que seu paciente consiga dar o máximo de cliques possível. A Reuters informou que a Neuralink não respondeu por mais detalhes, quando procurada.

Telepathy, chip cerebral da Neuralink. Imagem divulgação: Neuralink
Telepathy, chip cerebral da Neuralink. Imagem divulgação: Neuralink

A Neuralink implantou o chip em seu primeiro paciente humano há menos de um mês

Com a finalidade de avançar nos estudos, a Neuralink implantou no mês passado o seu chip cerebral em um humano pela primeira vez. O próprio Elon Musk fez o anúncio em seu perfil no X. Na ocasião, ele já havia informado a evolução da recuperação do paciente. Confira a matéria completa clicando aqui.

A realização do procedimento ocorreu com sucesso. De tão preciso, o implante foi realizado por um robô cirúrgico para que tudo fique no lugar certo, uma região do cérebro responsável por controlar a intenção de movimento.

Com esse primeiro passo, a empresa tem o objetivo de permitir que as pessoas consigam controlar mouse e teclado de computador, apenas com o pensamento. Contudo, uma das intenções de Musk com o projeto, é também direcionar os estudos no tratamento de doenças, como epilepsia, Alzheimer, Parkinson dentre outras. Entretanto, vale lembrar que o procedimento foi realizado depois que a empresa recebeu aprovação dos órgãos reguladores para realizar o processo de recrutamento.

Apesar de as expectativas de sucesso serem grandes, a empresa vem enfrentando vários processos relacionados a seus protocolos de segurança. Recentemente, a Reuters relatou que a empresa multou por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA.

Fonte: Reuters.

Siga nossas redes sociais!