Agora é possível testar a velocidade da internet no Microsoft Edge

Logotipo Microsoft Edge sobre um lado. Imagem: ilustração Panorama Tecnologico.

Em uma atualização liberada pela Microsoft na última quinta-feira (2), o navegador Microsoft Edge ganhou mais um recurso. Agora é possível testar a velocidade de sua conexão com a internet sem a necessidade de sair da página que está navegando.

O recurso chegou como um atalho para utilizar o serviço Speedtest da Ookla, no painel de ferramentas presente na barra lateral do navegador. Dessa forma, para acessar o testador de velocidade, basta clicar no botão ‘Ferramentas’ representado pelo ícone de uma caixinha. Abrirá um painel lateral que você encontrará alguns widgets, como calculadora, conversor de unidades, tradutor e por último o novo testador de velocidade.

Essa novidade está presente na versão 124.0.2478.80 do navegador. Portanto, se você ainda não conseguiu acessá-la, basta aguardar a sua atualização.

Como testar a velocidade da internet utilizando o Microsoft Edge

A primeira vista, parece que os dados serão carregados no widget que possui um painel de velocidade e as informações de latência, baixar e carregar. Mas, ao clicar no botão ‘iniciar’, o que vimos foi a página do buscador Bing sendo aberta com o testador no topo da pesquisa. Pelo menos nos vários testes realizados por aqui o comportamento foi o mesmo. Da mesma forma, os resultados dos testes permaneceram somente na página web aberta do Bing.

Widget de teste de velocidade no Microsoft Edge. Imagem: reprodução
Widget de teste de velocidade no Microsoft Edge. Imagem: reprodução

O novo recurso chega com o propósito de facilitar a verificação da conexão. No entanto, confesso que fiquem um pouco decepcionado, pois parecia que tudo ocorreria no widget do Edge. Mas nesse primeiro momento, tudo não passa de apenas um atalho, embora toda uma interface foi desenhada no widget da função.

O Microsoft Edge vem ganhando vários recursos legais para facilitar a vida de seus usuários. Resta saber se no futuro a Microsoft mudará esse comportamento, passando a incorporar a funcionalidade dentro do widget no navegador.

Agora que você já conhece mais um recurso do navegador Microsoft Edge, compartilhe com seus amigos. Ah, não deixe de seguir nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!