A Google anunciou que está atualizando seu buscador web com recursos do Gemini, sua ferramenta de Inteligência Artificial. A empresa demonstrou a novidade durante o Google I/O, evento para programadores realizado anualmente e que ocorreu na semana passada. De acordo com a apresentação, o lançamento do AI Overviews, como ele está sendo chamado, já começou a ser disponibilizado nos EUA. Ainda assim a nova funcionalidade seguirá para os demais países nos próximos meses, afirmou a empresa.
O AI Overviews (visão geral de IA em uma tradução livre) é uma nova forma de apresentar respostas para buscas feitas pelos usuários no serviço da Google. De acordo com a empresa, o buscador Google utilizará o Gemini para fornecer respostas em linguagem natural. Além disso, a empresa informou que os usuários poderão realizar buscas mais complexas, longas e até utilizando fotos e vídeos.
A Google já havia habilitado alguns recursos do Gemini nos resultados de pesquisa do seu buscador no início deste ano. Entretanto, o AI Overviews é uma experiência totalmente refeita que estava restrita ao Google Labs e que agora está disponível para o público. Durante o anúncio, o SEO Sandar Pichai revelou que a empresa está empolgada em ver um aumento no número de pesquisas e na satisfação de seus usuários. Ele informou que os usuários agora receberão novos tipos de respostas e mais completas.
Como funcionará Google AI Overviews
Conforme anunciado pela empresa, os usuários poderão realizar pesquisas mais complexas. Sendo assim, ao invés de dividir uma pergunta em várias pesquisas, poderemos fazer as perguntas mais completas e com todas as nuances em mente de uma só vez, informou a Google. No vídeo demonstrativo, a empresa usou como um dos exemplos uma pesquisa sobre um plano de refeições de 7 dias para um estudante com foco e refeições econômicas e preparadas em forno micro-ondas. Com base nesse exemplo, podemos ter uma ideia da proposta do AI Overviews para buscador da Google.
Sendo assim, ao pesquisar no Google, o serviço exibirá um texto mais detalhado com base nas informações solicitadas. Com essa nova funcionalidade a empresa diz que com uma única pesquisa, poderemos perguntar algo como “encontre os melhores estúdios de ioga ou pilates em Boston e me mostre detalhes sobre suas ofertas de introdução e tempo de caminhada desde Beacon Hill”, exemplificou a empresa em sua postagem. No entanto, esse recurso de raciocínio de várias etapas ainda serão disponibilizadas no Search Labs para usuários dos EUA.
Recursos de planejamento
Além de respostas mais completas, a busca com IA do Google terá recursos de planejamento diretamente na pesquisa, obtendo ajuda para criar planos em tudo o que precisarmos. A empresa usou como exemplo um plano de refeições e férias, pesquisando algo como “crie um plano de refeições de 3 dias para um grupo que seja fácil de preparar”. Assim, o serviço mostrará uma variedade de receitas organizadas como ponto de partida, onde poderemos facilmente solicitar os ajustes necessários para troca de pratos, exemplificou a empresa. Da mesma forma, poderemos facilmente exportar esse plano para o Google Docs ou Gmail.
A Google informou que o planejamento de refeições e viagens já está disponível no Search Labs nos EUA e que novos recursos de personalização e mais categorias serão adicionados ainda este ano.
Pesquisa usando vídeo
Além de perguntas mais complexas, o Google AI Overviews permitirá a realização de buscas com base em vídeos. Isso se deve aos avanços de compreensão do Gemini. Assim, poderemos fazer perguntas de objetos em movimento.
Em sua demonstração de exemplo, a empresa utiliza o caso de uma compra de um toca discos, onde a peça de metal que segura a agulha apresenta um problema. A proposta é que com a pesquisa por vídeo economizaremos tempo e trabalho para encontrar as palavras certas para descrever o problema, exemplifica.
A empresa informa que esse recurso estará disponível em breve para usuários do Search Labs dos EUA, e em demais regiões ao longo do tempo, mas sem mais detalhes.
Com os anúncios feitos no Google I/O, a empresa diz estar reinventando a pesquisa do Google com o que há de melhor dos recursos avançados do Gemini. Entretanto, há uma crescente preocupação com a receita que atualmente é gerada pelo tráfego de usuários em páginas da web.
Por fim, vamos aguardar a disponibilização desses novos recursos e como as pessoas se comportarão a essas mudanças. Até o momento desta publicação, ainda não há previsão de disponibilização para usuários do Brasil.
Agora é com você! Compartilhe essa novidade com seus amigos e siga nossas redes sociais nos botões a seguir. Até breve!
Fonte: Google. Imagem de capa: Google reprodução.