Como adicionar mensagem de férias no e-mail do Gmail

Férias Gmail. Imagem: Ilustração Panorama Tecnológico

Imagine que você está no trabalho contado as horas para as suas aguardadas férias. De repente você se lembra que alguns contatos importantes não sabem que você estará ausente por um certo período. Nesse sentido, é importante ter uma forma de comunicar a todas as pessoas sobre seu período de ausência. Por isso, nesta postagem você vai aprender a como adicionar uma mensagem de férias na sua conta de e-mail do Gmail, para que seja enviada de forma automática. Confira!

O Gmail é um dos serviços de e-mail mais utilizados no mundo. E para atender ao objetivo desta postagem, ele conta com uma funcionalidade conhecida por poucas pessoas. Ou, pelo menos, cai no esquecimento de muitas delas.

Estou falando da mensagem automática de férias. Trata-se de uma funcionalidade que, no Gmail, se chama “Resposta automática de férias“. É um recurso em que você adiciona uma mensagem que será enviada como resposta a todos os remetentes que enviar mensagens para o seu correio eletrônico. Dessa forma, seu remetente saberá que você está de férias e que levará um tempo para ler o e-mail recebido.

Como configurar uma mensagem de férias no e-mail do Gmail

Para configurar uma mensagem de férias no e-mail do Gmail é muito simples. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

Configurando pelo computador

  1. Primeiramente, abra sua conta de e-mail e clique no ícone de configurações;
  2. Em seguida, clique no botão “Mostrar todas as configurações“;
  3. Agora, na aba “Geral”, role a página até encontrar a opção Resposta automática de férias no final da página;
  4. Marque a opção Resposta automática de férias ativada e nos campos Primeiro dia e Último dia, defina a data inicial e final do período de ausência;
  5. Logo após a ativação, escreva a mensagem desejada na caixa de texto logo abaixo. Não esqueça de definir o assunto no campo Assunto.
  6. Pronto! Agora é só clicar no botão Salvar Alterações no final da página.
Página de configurações do Gmail. Imagem reprodução.

Configurando pelo aplicativo no smartphone

A configuração no app do Gmail também é bastante simples. Basta seguir os passos seguintes:

  1. Abra o app do Gmail e toque no menu dos três traços à esquerda da tela;
  2. Em seguida, role até o menu Configurações e toque sobre ele;
  3. Na tela que abrir, selecione a conta desejada. Caso tenha mais de uma conta, poderá configurar para todas elas;
  4. Em seguida, role a página até encontrar a opção Resposta automática de férias e toque sobre ela;
  5. Na tela que abrir, toque no botão chave para ativá-la;
  6. Logo em seguida, defina o assunto e digite a mensagem nas caixas de texto indicadas;
  7. Pronto! Agora é só tocar em Concluído.

Em ambas as situações, podemos marcar a opção Enviar resposta apenas às pessoas que estão nos meus Contatos para que a mensagem seja enviada somente para estes.

Com a configuração de mensagem de férias seus contatos serão avisados de forma automática sobre sua ausência. Embora o nome da funcionalidade seja Resposta automática de férias, ela vale para qualquer situação em que você estará ausente.

Se você gostou dessa dica, aproveite para compartilhar com seus amigos. Ah, não deixe de seguir as nossas redes sociais clicando nos botões a seguir. Até breve!