Google altera nome do Bard para Gemini e lança aplicativo Android

Ilustração Sai Bard entra Gemini. Imagem ilustração: Panorama Tecnológico

A Google anunciou nesta quinta-feira (8) a alteração do Bard, seu modelo de chatbot com IA, para Gemini. De acordo com o anúncio, além da alteração do nome, a empresa está lançando também o Gemini Advanced na estreia do plano premium do Google One com IA. O Gemini Advanced dá acesso ao seu modelo de IA Ultra 1.0, que tem maior e mais capacidade de processamento de tarefas complexas. Com essa mudança, o Bard deixa de existir e dá lugar ao Gemini.

Além disso, a gigante das buscas dispponibilizou um aplicativo exclusivo do Gemini para Android, que pode ser baixado na loja Play Store. Já para iPhone ou iPad com iOS, o acesso se dará por meio do aplicativo oficial do Google. A Microsoft já havia lançado seu aplicativo Microsoft Copilot para ambas as plataformas. O ChatGPT também já possui o seu aplicativo.

Anteriormente a Google Bard era acessado pelo endereço “bard.google.com”. Porém agora, ao acessar esse endereço, o usuário é automaticamente redirecionado para no novo endereço gemini.google.com.

O que é o Google Gemini?

O Gemini é o novo nome da ferramenta de IA multimodal do Google, anunciada em dezembro de 2023. Chama-se multimodal porque tem a capacidade de processar texto, áudio e imagem para gerar conteúdo. A proposta do Gemini, assim como outros chatbots com IA, é ajudar os usuários em diversas tarefas, como escrever e-mails, criar imagens, programar, debater ideias, aprender novos assuntos, entre outras.

O Gemini é baseado no modelo de IA mais poderoso do Google, o Gemini Ultra, e que foi treinado em um grande conjunto de dados multimodais. O Gemini Ultra é o sucessor do LaMDA, o modelo de IA conversacional do Google, que foi apresentado em 2023.

Além disso o Gemini está disponível em três versões: Nano, Pro e Advanced. A versão Nano é gratuita e que está disponível agora para o público geral, oferecendo as funcionalidades básicas do Gemini, como conversar, pesquisar e criar imagens simples. A versão Pro e a versão Advanced são pagas, sendo esta última anunciada hoje como parte do plano Google AI Premium.

Novo site do Google Gemini. Imagem reprodução: Panorama Tecnológico

Gemini Advanced somente para o Google One AI Premium

Embora o anúncio de hoje traz algumas mudanças, o acesso ao Gemini Advanced fica restrito somente aos usuários assinantes do plano de estreia do Google One AI Premium. O plano conta com 2TB de armazenamento, acesso a nova versão do Gemini e outros benefícios. Além disso, a empresa informou que esses assinantes em breve terão acesso aos recursos do Gemini no Gmail, Google Docs, Sheest e Slides. Dessa forma ele estará substituindo o antigo Duet AI.

De acordo com a Google, o Gemini Advanced agora tem maior capacidade para tarefas mais complexas, dentre elas:

  • Codificação;
  • Raciocínio lógico;
  • Conversas mais longas e detalhadas;
  • Entende melhor o contexto de prompts anteriores.

O Gemini Advanced está disponível atualmente em 150 países (incluindo o Brasil), porém somente em inglês. Mesmo com a intenção em expandi-lo para mais idiomas, uma previsão sobre isso ainda não foi divulgada. O valor do plano Google AI Premium com o Gemini Advanced é R$ 96,99/mês.

Gemini no Android

O Google Gemini ganhou hoje um aplicativo exclusivo para Android. O Gemini será agora a IA por trás do Google Assistente, conforme anúncio do Google. No entanto os requisitos mínimos exigidos para o aplicativo são: Android 12 ou superior e 4GB de memória RAM.

A interação dos usuários com o aplicativo será por meio de texto, voz ou imagem, o que dá a ele a característica de ser multimodal. Com isso o aplicativo vai permitir ao usuário definir o Gemini como o assistente virtual padrão do celular, substituindo o Google Assistente tradicional. Isso significa que o Google Assistente vai ficar mais inteligente, criativo e personalizado, podendo realizar tarefas mais complexas e interativas.

Com todas essas mudanças a Google finalmente está unificando seus serviços de IA e direcionando para o Gemini. Até então tínhamos o Bard, o Duet AI e, em seguida, o surgimento do Gemini. Essa transição facilitará a forma de como se referenciar aos serviços de IA da empresa, simplificando para seus usuários.

Fonte: Google.

Siga nossas redes sociais!