PC Manager acaba de chegar a loja da Microsoft para todos

PC Manager, programa utilitário Microsof. Imagem divulgação: Microsoft

A Microsoft acabou de disponibilizar oficialmente para todos os usuários a ferramenta de limpeza e otimização do Windows, o PC Manager. O aplicativo é uma ferramenta de otimização lançada para Windows 10 e 11 e estava em beta até então. Ele foi idealizado e desenvolvido pela divisão Microsoft China, passou um tempo em versão beta para alguns usuários e agora foi disponibilizado para todos. Confira os detalhes!

PC Manager é um utilitário para manutenção do Windows e limpeza de arquivos desnecessários acumulados com o uso do sistema operacional. Ele é um aplicativo idealizado e desenvolvido pela divisão da Microsoft China e tem o objetivo de realizar tarefas, até então, feitas somente com aplicativos terceiros. O CCleaner é sem dúvida, o aplicativo mais conhecido com essa função.

De acordo com a Microsoft, o PC Manager é uma ferramenta de segurança do computador, fornecendo solução de problemas como adulteração mal intencionada de arquivos do sistema. Ele ainda oferece várias funções, como:

  • Encerramento de processos desnecessários e exclusão de arquivos temporários através da ferramenta PC-Boost, resultando em liberação de espaço;
  • Limpeza profunda de arquivos antigos como arquivos de atualização do Windows, cache da web e de aplicativos e arquivos da lixeira, através da ferramenta Deep Cleanup;
  • Correção de problemas de integridade e identificação de ameaças através da ferramenta Health Check;
  • Visão e gerenciamento de processos em execução, através da ferramenta Process management, da mesma forma que se faz com o Gerenciador de Tarefas do Windows;
  • Gerenciamento de arquivos que iniciam com o sistema operacional, através da ferramenta Startup Apps.

PC Manager não é antivírus

O PC Manager foi criado para gerenciamento e correção de problemas de integridade e desempenho do Windows. Ele traz recursos contra adulteração mal intencionada, problemas de espaço em disco e desempenho do sistema, com atrasos de inicialização e pop-ups excessivos.

Embora a Microsoft tenha divulgado que ele é uma ferramenta de segurança e que integra o mecanismo antivírus do Windows, ele não é um antivírus de forma isolada. Ele possui uma verificação antivírus para identificação de riscos no sistema, oferecendo mais segurança. No entanto, conforme alertado pela própria Microsoft, essa funcionalidade depende do Windows Defender. Isso significa que, se o Windows Defender não estiver instalado no seu Windows, essa funcionalidade não poderá ser utilizada.

Verificação de vírus do PC Manager. Imagem divulgação: Microsoft.
Verificação de vírus do PC Manager. Imagem divulgação: Microsoft.

PC Manager x CCleaner

O CCleaner é o utilitário de limpeza e manutenção do sistema mais popular. Ele foi desenvolvido pela Piriform, sendo adquirido pela Avast em 2017. Trata-se de um dos utilitários de manutenção mais antigos que conhecemos, sendo lançado em 2004. No entanto ele tem uma má reputação apontada até pela própria Microsoft, por apagar acidentalmente arquivos de registro. Eu mesmo já tive uma experiência desagradável com ele, quando tentei resolver um problema de desempenho do Windows 7 e o sistema simplesmente não iniciou mais. Mesmo assim, já utilizei várias vezes na remoção de arquivos temporários.

O PC Manager é a proposta da Microsoft em substituição a softwares de terceiros. Embora ele seja um aplicativo à parte na Microsoft Store para Windows, seu futuro pode ser uma integração nativa no sistema. Mesmo sendo uma alternativa ao CCleaner e a outros softwares, ele não traz a funcionalidade de ajustes no Registro do Windows. Entretanto isso pode ser um cuidado intencional da companhia, visto que o banco de dados de Registros do Windows é um dos lugares em que não se deve mexer. Mesmo que o Windows tenha seu próprio Editor de Registros, qualquer alteração realizada indevidamente, pode comprometer ou até mesmo inativar o Windows. Para esses casos mais graves, isso significa sua completa reinstalação.

Vale a pena instalar softwares de limpeza?

Quem é técnico de informática já sabe que um dos problemas mais comuns e alvos de reclamação de usuários do Windows são de travamentos e lentidão. Isso se deve a vários fatores como falta de espaço em disco, atrasos na inicialização ocasionados por programas de terceiros, infecção por vírus e, na maioria das vezes, hardware insuficiente. Desde o lançamento do Windows 10, um dos problemas de lentidão enfrentados pelo sistema, foi resolvido com instalação de SSD´s. Entretanto, atualmente os computadores já estão saindo de fábrica com esse tipo de tecnologia e outras ainda mais avançadas.

Sendo assim softwares como o PC Manager, embora ferramentas úteis, nunca foram a solução para todos os problemas. Eles são meios de proporcionar que o próprio usuário gerencie a saúde do sistema operacional do computador. Também são ferramentas que ajudam técnicos e usuários mais avançados a identificar gargalos no Windows.

Portanto, respondendo a pergunta do título desse tópico, não há mal nenhum em instalar o PC Manager. Pelo contrário, por ele ser um software desenvolvido pela própria Microsoft, suas funcionalidades foram criadas de forma a não prejudicar o Windows. Ele irá ajudá-lo na administração da saúde do sistema operacional com suas funcionalidades de limpeza de arquivos desnecessários e outras ferramentas. Porém, seu problema pode estar relacionado a outros fatores que dependerão de uma assistência técnica ou de um upgrade no seu computador.

Por fim, se você está notando lentidão ou grande consumo de espaço em disco no seu computador, vale a pena instalá-lo para obter informações e diagnosticar alguma anomalia no funcionamento do sistema. Apesar de estar disponível somente em inglês e chinês, sua utilização é simples. Você pode baixar o aplicativo através da Microsoft Store para Windows 10 e 11.

Fonte: Microsoft, Windows Latest. Imagem de capa: divulgação Microsoft.

Siga nossas redes sociais!