A Microsoft liberou recursos de Inteligência Artificial – IA no seu navegador, o Microsoft Edge, que utiliza a tecnologia por trás do Chat GPT. Mas alguns usuários ainda não sabem o quanto são legais estes recursos. Neste post veremos alguns desses recursos e uma breve explicação sobre eles.
As discussões dos internautas por navegadores de internet é um assunto que existe há muito tempo. A briga entre as desenvolvedoras pela atenção dos usuários também é motivo para levantar opiniões.
Nesse sentido um novo paradigma de navegação na internet surge neste momento com a adoção de recursos de Inteligência Artificial cada vez mais comuns. Tudo isso graças ao assunto do momento no mundo a IA, o tão falado Chat GPT.
Antes de mais nada sabemos que a Microsoft tenta desbancar o Google com seu navegador, o Google Chrome, há muito tempo. Isso porque o navegador da gigante de buscas é o queridinho da maioria dos internautas e detém mais de 65% do mercado, conforme dados da Statcounter, no momento que esta matéria está sendo publicada.
A grande aposta da Microsoft com o Microsoft Edge, que atualmente ocupa o terceiro lugar do ranque, é a adoção de recursos de Inteligência Artificial do Chat GPT. Ou seja isso vem causando uma transformação na sua ferramenta trazendo recursos bastante interessantes.
Vale lembrar que existem outros navegadores concorrentes também com alguns recursos interessantes. no entanto focaremos neste momento somente nos recursos do Edge.
Quais as novidades no Microsoft Edge com Chat GPT?
Desde que lançaram o Chat GPT, há uma grande discussão de como essa tecnologia mudaria o rumo das pesquisas feitas na web. Para muitos, ter a possibilidade de conversar com o computador de forma natural a fim de obter informações sem precisar ‘garimpar’ em busca de links relevantes, é algo inovador.
A Microsoft investiu bilhões na tecnologia criada pela OpenAI, empresa criadora do Chat GPT, e vem disponibilizando cada vez mais recursos em suas ferramentas. E uma delas é no seu navegador Microsoft Edge com Bing.
Atualmente já é possível utilizar vários recursos do chat inteligente para obter informações e realizar buscas na internet. Mas o mais impressionante é a possibilidade de gerar conteúdos e escrever os mais variados tipos de texto de forma automática.
Aqui vamos focar especificamente na funcionalidade batizada de ‘Descobrir’ e que está representada pelo ícone do Bing no canto superior direito do navegador.
Primeiramente, ao abrir o navegador da Microsoft e clicar no botão descrito acima, abrirá uma meia janela lateral com algumas opções que veremos nos tópicos seguintes.
Na aba ‘Chat ‘
Essa opção é como uma janela de chat comum, com a diferença que você conversará de forma natural com o chat do Bing com Inteligência Artificial do Chat GPT.
Aqui, podemos conduzir uma conversa bem semelhante a uma conversa com um humano e é onde vemos o poder dessa ferramenta em contextualizar as informações apresentadas.
A janela de chat nos permite solicitar informações ao Bing Chat de forma natural com perguntas que são respondidas seguindo o contexto de um diálogo. Essas respostas trazem links que direcionam para páginas com conteúdo adicional sobre o que foi pesquisado.
Por exemplo: perguntamos ao Bing Chat como a IA pode mudar o mundo. A resposta gerada foi uma breve descrição dos impactos dessa tecnologia em diversas áreas.
No corpo do texto foram apresentados links enumerados para conteúdos complementares em que a resposta foi baseada.
Por fim foi possível perceber que suas respostas envolvem um compilado de informações com conteúdos buscados de outros sites, sendo organizados no contexto solicitado.
Na aba ‘Redação’
Aqui a brincadeira fica ainda mais interessante. Nessa opção é apresentada uma janela com uma caixa de texto para que possamos digitar até 2000 caracteres.
Na caixa de texto podemos escrever um assunto para que seja gerado um conteúdo de informações baseado naquilo que foi descrito.
Alguns parâmetros nos ajuda a direcionar o resultado conforme objetivo esperado. Entre eles podemos escolher o tom como profissional, casual, entusiasmado(a), informativo e engraçado.
Também é possível determinar o formato entre as opções de parágrafo, e-mail, postagem no blog e ideias.
E por último podemos escolher o comprimento (tamanho do conteúdo a ser gerado) entre curto, médio e longo.
As opções acima nos permite gerar textos nos formatos desejados. Para se ter uma ideia, podemos gerar um conteúdo completo para uma postagem de blog para praticamente qualquer público ou simplesmente listar algumas ideias e temas.
Outro exemplo: pedimos para a ferramenta escrever sobre ‘Inteligência Artificial’ com um tom ‘Informativo’ no formato ‘Ideias’ e comprimento ‘Curto’.
A ferramenta gerou um parágrafo com uma breve descrição sobre o tema e destacando seus objetivos, abordagens e aplicações práticas. Tudo isso em um compilado de 105 palavras.
Trabalhar com essas informações na lateral do Microsoft Edge pode facilitar muito nas tarefas diárias sem a necessidade de alternando entre janelas.
Na aba ‘Insights’
Esta opção, como o próprio nome diz, é voltado para obtenção de ideias e inspiração de conteúdos. Ela traz alguns tópicos e destaques ilustrados com imagens, além de termos de pesquisas relacionadas ao site que está aberto no navegador.
Além disso a ferramenta também traz uma seção de análises com dados de tráfego e origem de da navegação, apresentando estas informações também em formatos de gráficos.
O interessante dessa seção é que ela nos ajuda com informações sobre o comportamento do publico do site que está sendo analisado, sem a necessidade de ferramentas de terceiros.
Turbinando as tarefas com chat GPT no Microsoft Edge
Antes de tudo desde o surgimento do Chat GPT inúmeros usuários têm utilizado a ferramenta para trabalhos acadêmicos, geração de conteúdos para blogs e outras finalidades semelhantes.
Tais atitudes têm levantado diversas discussões e opiniões das aplicações legais desse tipo de ferramenta, onde um possível ‘plágio’ é um dos assuntos abordados mais bem comentados.
Outro fator bem discutido é o real aprendizados de alunos pelas escolas do mundo a fora. Algumas delas já estão coibindo o uso desta ferramenta enquanto outros professores discutem uma forma de incorporarem seu uso na rotina de aprendizado.
Por outro lado os recursos desta tecnologia na realização de diversas tarefas diária, seja no trabalho ou nos estudos, têm se mostrado muito promissora. Esses recursos prometem grandes mudanças nas formas de trabalho.
A Microsoft nesse momento está testando recursos do Chat GPT-4 (confira o lançamento aqui) nos seus aplicativos do Microsoft 365. O chat Bing inclusive já está disponível no Skype na janela de conversas.
Assim, utilizar os recursos do Bing na sua versão atual, pode trazer muitos benefícios para melhorar muitas empresas e muitos negócios. Ter os recursos do Bing com chat GPT no Microsoft Edge poderá trazer inúmeras facilidades.
No entanto saber utilizá-los será fundamental para extrair o máximo de benefícios e de forma estratégica.
Fonte: Microsoft.com
Foto de capa: imagem reprodução Panorama Tecnológico